Emater experimenta cultivares de banana, uva e maracujá em Alvorada do Norte
Em Alvorada do Norte (GO), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) tem conduzido uma Unidade de Pesquisa Aplicada e Validação de cultivares de banana, uva e maracujá. Os estudos são realizados com o objetivo de elaborar recomendações de cultivares com maior tolerância ao estresse hídrico para produtores da região.
O projeto é conduzido por meio de convênio com a Prefeitura Municipal. De acordo com a diretora de Pesquisa Agropecuária da Agência, Maria José Del Peloso, “a Emater tem conduzido o projeto para recomendar as cultivares que melhor se adaptem a região para produtores locais e também para futuro lançamento”.
Em uma área de 0,5 hectare cedida pela Prefeitura Municipal, a Emater realiza a avaliação de 10 variedades de uva, quatro de maracujá e duas de banana. O projeto foi implantado em duas etapas. Inicialmente foram realizadas 200 enxertias de uvas e o plantio de 100 mudas de maracujá. No ano passado, foram plantados 105 pés de banana.
De acordo com um dos pesquisadores da Emater, responsável pela implantação, Wellington Antônio Moreira, “as variedades de maracujá já foram colhidas e estão produzindo bem. Já as de uva, estão em fase de desenvolvimento”, pontuou.