CNPq participa do 8º Fórum Mundial da Água
Brasília sediará entre os dias 18 e 23 de março o maior evento sobre recursos hídricos: o 8º Fórum Mundial da Água. Com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e de outros parceiros, o evento chegará pela primeira vez no hemisfério sul, trazendo a temática “Compartilhando Água”. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estará presente ao evento em dois importantes encontros Painel de Alto Nível e Sessão Especial, nos dias 19 e 21, respectivamente.
No dia 19, com o título “Diálogo político e científico como chave para superar os desafios hídricos globais e apoiar a tomada de decisões”, participam como convidados o Presidente do CNPq, Mario Neto Borges, e os diretores José Ricardo de Santana e Marcelo Marcos Morales. Esta sessão irá focar no compromisso político relativo ao papel fundamental e na contribuição da ciência para resolver tanto os desafios hídricos globais atuais quanto os futuros. Um dos principais objetivos da sessão é aproximar conhecimento e avanços científicos na gestão hídrica à tomada de decisões e à formulação de políticas públicas.
A sessão do dia 21, organizada pelo CNPq, é complementar ao Painel de Alto Nível, proposto pelo Conselho. Durante as discussões, espera-se identificar formas eficazes para financiar, de forma estável e contínua, as melhores experiências, otimizando os recursos existentes e que envolvem usuários, agências de água e saneamento e tomadores de decisão de diferentes níveis de governança . Espera-se ainda desenvolver possíveis mecanismos e instrumentos de financiamento destinados à compilação e divulgação de informações existentes e dispersas, como transformá-las em produtos aplicáveis, processos e metodologias e como torná-las acessíveis à sociedade. Participam dessa sessão o presidente do CNPq, Mario Neto Borges e os diretores José Ricardo de Santana e Marcelo Marcos Morales. O tema da sessão é “Financiamento continuado para pesquisas sobre água”.
O Fórum
O Fórum oportuniza um diálogo mundial, aberto e democrático, para estabelecer compromissos políticos relacionados à água. Também incentiva o uso racional, conservação, proteção, planejamento e gestão deste recurso em todos os setores da sociedade.
Durante o 8º Fórum Mundial da Água, os participantes poderão participar de atividades e discussões sobre o tema em diversas vertentes, tais como água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas, debates políticos entre autoridades governamentais e parlamentares, grupo focal de sustentabilidade; e interagir no Fórum Cidadão, uma plataforma para incentivar a participação efetiva da sociedade civil, além de exposição e feira.
O evento acontecerá de 18 a 23 de março de 2018, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Para mais informações, acesse o site do evento.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq