Pesquisadores podem se inscrever até terça para pleitear bolsa de U$100 mil
Pesquisadores interessados em desenvolver projetos inovadores em saúde, agricultura e desenvolvimento têm até esta terça-feira, dia 7, para se inscrever ao Programa Grand Challenges Explorations (GCE), da Fundação Bill & Melinda Gates, que oferece U$ 100 mil às melhores ideias. Desde o ano passado, o programa conta com a parceria das fundações de Amparo à Pesquisa de 17 estados brasileiros, que participam com o apoio de U$ 50 mil por projeto selecionado. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) participa do programa.
As inscrições podem ser feitas até às 15h30 (horário de Brasília) desta terça-feira, dia 7, exclusivamente online e em inglês e português, por meio da submissão de uma carta de intenções, seguindo os procedimentos na página eletrônica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): www.cnpq.br . Para enviar o projeto, o pesquisador deve criar uma conta do GCE em https://gce.gatesfoundation.org. A seleção dos ganhadores é feita em cerca de quatro meses após o envio da carta de intenções.
Neste ano, a Fundação Gates apoiará projetos em cinco áreas da saúde, agricultura e desenvolvimento: convergências entre saúde humana e animal; interoperabilidade de indicadores sociais; a nova geração da camisinha; doenças tropicais negligenciadas; e inovações para mulheres agricultoras. Podem participar pesquisadores, cientistas e empreendedores da iniciativa privada ou de organizações não governamentais que tiverem ideias transformadoras para os problemas de saúde e desenvolvimento.
Lançado em 2008, o programa de apoio à pesquisa Grand Challenge Explorations já financiou 800 pesquisadores de 52 países. São duas chamadas ao ano e os projetos bem sucedidos, além do apoio inicial de U$ 100 mil, têm a oportunidade de concorrer a um financiamento adicional de continuidade de até U$ 1 milhão. Três brasileiros já foram beneficiados pelo programa.
Mais informações: (62) 3201-8081