Ginásio Rio Vermelho completa 47 anos de história no esporte goiano

Inaugurado no dia 1º de novembro de 1978, praça esportiva foi palco de competições de diversas modalidades, com destaque para o basquete. Saneago Goiás Vôlei atua no local neste sábado, pela Superliga Masculina de Vôlei

Ginásio Rio Vermelho recebeu competições de diversas modalidades em sua larga história

Um dos palcos mais tradicionais do esporte goiano, o Ginásio Rio Vermelho está completando 47 anos de história neste dia 1º de novembro. Inaugurado em 1978, a praça esportiva construída no Centro de Goiânia escreveu vários capítulos importantes de diversas modalidades, tendo seu protagonismo mantido até os dias de hoje.

Neste quase meio século de história o basquete foi a modalidade que mais agitou o Ginásio Rio Vermelho. Um dos pioneiros da praça esportiva foi Jomar Macedo, que nas décadas de 70 e 80 foi um dos jogadores de destaque do Jóquei Clube e do Jaó. Após parar de jogar, Jomar ainda foi treinador e professor de iniciação esportiva no local. “Muitos alunos passaram pela minha mão aqui. Formei muitos jogadores, mas também muitos cidadãos. O Ginásio Rio Vermelho significa tudo para o basquete goiano”, afirmou o ex-jogador.

Além de formar vários alunos, Jomar também construiu uma família de jogadores de basquete. Seus três filhos, Breno Pinheiro, Diego Pinheiro e Jomar Filho foram atletas. Diego atingiu maior destaque, chegando à seleção brasileira e jogando em vários times de ponta do Brasil, incluindo o goiano Universo Ajax.

Entre 2003 e 2006, Diego retornou ao estado natal para atuar no Universo Ajax, sendo um dos protagonistas de uma sequência de campanhas de sucesso, chegando à uma semifinal de Campeonato Brasileiro, em 2004, e conquistando o vice-campeonato sul-americano em 2005, com o Ginásio Rio Vermelho sempre lotado.

“O Rio Vermelho é o palco do basquete em Goiás. Isso aqui é diferente. Eu comecei a frequentar aqui com 9 anos, assistindo jogos do meu irmão mais velho. O meu sonho sempre foi jogar aqui. Trilhei minha carreira fora do Estado, e em 2003 tive a oportunidade de jogar aqui pelo Universo Ajax. Teve uma edição que a gente teve a maior média de público do Campeonato Brasileiro, era sempre lotado”, relembrou Diego.

Vôlei

Em 2023 o Ginásio Rio Vermelho passou a ser a casa do vôlei, sediando os jogos do Saneago Goiás Vôlei na Superliga A de Vôlei Masculino. Em 2024 foi a vez do Neurologia Ativa mandar os seus jogos na elite do vôlei nacional. Nesta temporada, o Goiás retorna ao ginásio, apostando na boa média de público para fazer uma boa campanha. Na 1ª rodada da competição, o esmeraldino recebeu o Praia Clube-MG, e contou com a presença de mais de 1.600 torcedores nas arquibancadas. No dia do aniversário do ginásio, o esmeraldino volta a quadra neste dia 1º de novembro, para enfrentar o Juiz de Fora, às 21h.

Competições de artes marciais também agitaram o Ginásio Rio Vermelho durante os últimos anos

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo