Estádio Serra Dourada

Histórico e mais famoso palco do futebol na Região Centro-Oeste, o Estádio Serra Dourada é um dos cartões-postais do Estado de Goiás. Inaugurada em 9 de março de 1975, a praça esportiva já abrigou memoráveis partidas de futebol e grandes eventos de outras atividades.

Além dos maiores clubes da Capital goiana, Goiás, Vila Nova, Atlético e Goiânia, a Seleção Brasileira fez do Serra Dourada a sua casa em diversas ocasiões. Por seu gramado, sempre em ótimo estado, desfilaram a maioria dos principais jogadores nesses mais de 40 anos de futebol.

Entre outros acontecimentos, o estádio recebeu jogos finais da Copa do Brasil e Copa Sul-americana, duelos da Taça Libertadores e foi sede do Grupo B da Copa América de 1989. 

No seu tapete verde, se exibiram talentosos craques como Pelé, Maradona, Neymar, Rivelino, Zico, Sócrates, Francescoli, Caniggia, Robben e Van Persie, entre outros. O estádio também foi palco de apresentações musicais únicas, como o show do ex-Beatle Paul McCartney, para citar apenas um, realizado dia 6 de maio de 2013.

Idealizado para permitir o crescimento do futebol goiano e projetar o Estado, o Serra Dourada possui capacidade original de 75 mil pessoas oficialmente, mas, na prática, estaria em torno de 80 mil espectadores, já que seus dois maiores públicos se aproximam desta marca. O recorde de presença foi estabelecido no jogo inaugural, com 79 mil 610 presentes.

No decorrer dos anos, porém, a capacidade diminuiu, atendendo às determinações legais, tanto às dispostas em Lei, para atender sobretudo à segurança da população, quanto às da Federação Internacional de Futebol – FIFA -, visando maior conforto aos espectadores. Atualmente a capacidade do estádio é para 42 mil e 49 lugares.

Sempre muito elogiado, o campo de jogo do Serra Dourada atende aos atuais padrões determinados pela FIFA, com dimensões de 110 metros de comprimento por 75 metros de largura. Todo o gramado mede 118 por 80 metros. O tipo de grama é a Bermuda Celebration, sendo que as laterais externas ao campo de jogo são em grama Esmeralda e grama sintética.

O Serra Dourada possui quatro vestiários para os jogadores, dois para a arbitragem e um para os gandulas. Tem sala de antidoping, sala de imprensa, 34 cabines de transmissão para emissoras de rádio e televisão, 16 lanchonetes, 57 banheiros – quatro para a imprensa – cinco bilheterias, sete portões de entrada e 12 de saída.

Além disso, o estádio é um dos poucos no País que dispõe de amplo estacionamento próprio. A área de estacionamento do Serra Dourada tem capacidade para seis mil veículos.
 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo