CIPA – Comissão interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

2. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes   

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é formada por trabalhadores da instituição empregadora e tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar permanentemente compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A segurança no ambiente de trabalho é sem dúvida é uma questão de consciência independente da condição hierárquica de qualquer trabalhador dentro da estrutura organizacional, portanto todos devem contribuir com CIPA e participar de ações voltadas para a qualidade de vida, saúde e segurança em atividades laborais.

Função do cipeiro

A função do “Cipeiro” é observar qualquer atividade prejudicial que possa haver nos serviços. Constatando algum risco, ou mesmo um fator evidente de comprometimento da saúde dos funcionários, a Cipa entra em contato com o Serviço de Engenharia de Medicina do Trabalho (SESMT), que deverá tomar as devidas providências.

Os integrantes da comissão recebem um curso de orientação promovido todos os anos pelo Sesmt. Além disso, são feitas reuniões mensais onde, a CIPA discute o que foi observado e os procedimentos a serem tomados.

1ª CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Gestão 2021-2023)

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