Seduc/GO realiza o VII Encontro Estadual de Gestores Escolares com foco na convivência e na aprendizagem

Com quatro dias de duração, encontro formativo contará com a participação de 1.020 diretores escolares da rede estadual de ensino e conveniadas
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promove, entre os dias 8 e 11 de dezembro, o VII Encontro Estadual de Gestores Escolares. O encontro está sendo realizado no Auditório Ipê, na sede da Pasta, em Goiânia.
Com o tema central “Escola: Um Espaço de Convivência e Aprendizado”, o evento reúne 1.020 diretores da rede estadual para quatro dias de formação, diálogo e reflexão sobre práticas de gestão e fortalecimento da aprendizagem.
A programação inclui palestras, painéis, mesas de diálogo entre pares, troca de experiências e debates sobre convivência escolar, gestão pedagógica e práticas inovadoras que impactam diretamente os resultados de aprendizagem dos estudantes.
Trabalho colaborativo
Na abertura do evento, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, proferiu a palestra ‘Gestão que Move Pessoas e Resultados’. Na oportunidade, ela destacou a importância do trabalho colaborativo no ambiente escolar.
“Esse encontro foi pensado para apoiar e fortalecer o trabalho que realizamos nas unidades escolares da rede pública estadual. Ele nasce da certeza de que a escola é, antes de tudo, um espaço de convivência, de construção de vínculos e de aprendizagem contínua para estudantes e professores”, ressaltou ela.
A secretária também chamou a atenção sobre o papel do gestor da escola como a liderança que tem o poder de transformar a cultura organizacional e promover avanços significativos no desempenho dos alunos.
Para Fátima Gavioli, o encontro de gestores reafirma o compromisso do Governo de Goiás com a formação contínua dos profissionais que estão à frente da melhor rede pública de ensino do país. “Esses momentos são fundamentais para fortalecermos a a gestão escolar, os vínculos pessoais e o processo de aprendizagem dos estudantes em todo o Estado”, comentou ela.



Aprendizagem e saberes na escola
O primeiro painel do encontro, com o tema “Práticas Pedagógicas: Aprendizagem e Saberes na Escola”, abriu espaço para a apresentação de experiências reais e inspiradoras desenvolvidas nas unidades escolares.
Foram convidados a compartilhar suas vivências os gestores Maria Elizete Teixeira de Castro, do Colégio Estadual Manoel Lino de Carvalho (CRE Itapaci); Neirislene Figueiredo Santos e Silva, do C.E. de Educação do Campo João Gonçalves (CRE Pires do Rio); e Dirce Maria Borges, do Cepi Deoclides Martins da Costa (CRE Uruaçu).
A diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Almeida, reforçou a relevância desses relatos para a formação dos gestores. “Essa é uma oportunidade excelente para que vocês [gestores] possam compartilhar tudo de bom que estão fazendo e impactando dentro de suas escolas e a experiência nos mostra que, muitas vezes, são ações simples que geram aprendizagem”, afirmou.
Governança escolar
A programação do primeiro dia do encontro contou ainda com a palestra da psicóloga Michelle Sales Zukowski de Sousa, do Instituto Recriar Vidas, que falou sobre como as relações podem transformar o clima na escola.


Outro momento importante foi o painel “Governança Escolar: Estratégias Integradas para Ambientes Colaborativos”. Wanessa Carvalho, diretora de Política Educacional da Seduc/GO, frisou que a governança deve ser entendida como “o eixo que sustenta a qualidade da gestão e permite que processos pedagógicos e administrativos avancem com clareza e eficiência”.
Os gestores convidados a apresentarem suas experiências foram Robson Alessandro Siqueira, do Colégio Estadual Professora Clarice da Silva (CRE Goiatuba); Zilene de Aguiar Pinto Moreira, do Cepi Ary Ribeiro Valadão Filho (CRE Itaberaí); e Dionatan Mendes Medeiros, do C.E. Presidente Costa e Silva (CRE Quirinópolis).
Distribuição por Regionais
Nos dois primeiros dias da formação participam gestores do Grupo 1, formado pelas Regionais de Catalão, Ceres, Goianésia, Goiás, Goiatuba, Itaberaí, Itapaci, Itapuranga, Jussara, Morrinhos, Pires do Rio, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Santa Helena de Goiás, São Luís dos Montes Belos e Uruaçu.
No Grupo 2 estão as Regionais de Águas Lindas de Goiás, Campos Belos, Formosa, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Novo Gama, Piranhas, Planaltina de Goiás, Porangatu, Posse e São Miguel do Araguaia.
Por fim, o Grupo 3 é composto pelas Regionais de Goiânia, Inhumas, Palmeiras de Goiás, Pirancanjuba, Silvânia, Trindade e pelo Centro de Atendimento Educacional Florescer, em Goiânia. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Alexandra Rita)



