Secretaria da Educação participa de Congresso Científico da Federação Nacional da Apaes

No evento, a Seduc/GO apresentou nova edição do Caderno Orientador das Escolas Especializadas

Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes/GO), realizou, em Goiânia, de 30/09 a 02/10, um importante congresso com ênfase na escolarização, atenção socioemocional e saúde, e a promoção de ações multiprofissionais a serem desenvolvidas nas instituições que atuam com deficiência intelectual e múltipla.

O tema central do evento, no âmbito estadual, discutiu as Ações Multiprofissionais para Estudantes com Deficiência Intelectual e Múltipla em Escolas Especializadas e Centros de Atendimento Educacional Especializado”.

O congresso contou com a participação de profissionais do meio educacional federal, estadual e municipal, filantrópico, órgãos da área da saúde, profissionais liberais e de controle como do Ministério Público (MP/GO) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO), entre outros. A Secretaria da Educação sediou o evento e fez a apresentação da nova edição do Caderno Orientador das Escolas Especializadas.

Formação para profissionais da área

O congresso destacou espaços formativos para profissionais, gestores e coordenadores de entidades que atuam com pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, como as escolas especializadas e os centros de atendimento educacional especializado. Mas promoveu, também, a participação de outras unidades escolares interessadas, de modo a ampliar a informação e levar conteúdo ao trabalho didático-pedagógico com as pessoas com deficiência.

A programação incluiu temas como letramento matemático, processos linguísticos, corpo e movimento, educação física, atuação das equipes multiprofissionais nas ofertas socioassistenciais; legislação; relação família, escola e comunidade; comportamentos disruptivos; comunicação e inclusão, e o papel dos pais e escola na aprendizagem do autista. Os assuntos foram trabalhados por profissionais das respectivas áreas, por meio de palestras e workshops de modo prático e interativo.

Caderno Orientador

No encerramento do evento, foi apresentada uma nova edição do Caderno Orientador das Escolas Especializadas elaborado pela equipe da Seduc/GO e professores.

Esse instrumento pedagógico é estratégico para apoiar e ampliar as atividades nas escolas especializadas para estudantes com deficiência intelectual e múltipla. O Caderno faz parte da ação da Seduc/GO de orientação do trabalho em sala de aula quanto ao atendimento pedagógico, psicopedagógico, terapia ocupacional, atividades de vida diária e da Educação ao longo da vida, entendidas como atividades multifuncionais ao público-alvo.

 
Em maio passado, a Secretaria da Educação reforçou o compromisso do Governo de Goiás com a educação inclusiva, lançando o Caderno Escola para Todos. O objetivo é consolidar a Educação inclusiva com equidade nas unidades escolares da educação básica estadual voltadas aos estudantes do Ensino Especial.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo