Quinta Clássica da Filarmônica terá participação de Valentina Peleggi e Miguel Rosselini

A regente italiana Valentina Peleggi e o pianista brasileiro Miguel Rosselini são os convidados do próximo concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), no dia 20/07, dentro da série Quinta Clássica. O espetáculo terá como palco o Teatro Goiânia, com início às 20h30, e a entrada é gratuita.

O programa da noite traz a obra a Armera, composta pelo pianista e musicólogo austríaco Gunter Bauer, que desde 2004 é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Por meio da música, Bauer procura homenagear as cerca de 20 mil pessoas da cidade de Armero, na Colômbia, que morreram após a erupção do vulcão Nevado Del Ruiz, em novembro de 1985. No repertório também estão os clássicos Concerto para piano nº2, de Chopin e a Sinfonia nº39, de Mozart.

Valentina Peleggi

Valetina Peleggi é formada em regência pelo Conservatório Santa Cecília, em Roma​. Radicou-se em Londres, onde estudou na Royal Academy of Music. Trabalhou como assistente do maestro Bruno Campanella em produções na Itália, na França e nos Estados Unidos. Já atuou também com a Orchestra della Toscana, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, BBC Concert Orchestra, Tonhalle Orchester, Baltimore Symphony Orchestra e outras.

A musicista também foi regente honorária do Coro da Universidade de Florença, onde foi diretora musical por dez anos, venceu o prêmio de regência do Festival Internacional de Campos do Jordão (2014) e a Taki Concordia Conducting Fellowship (2015-7).

Atualmente Valentina é regente titular do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e regente em Residência da Osesp no biênio de 2017-2018. Em 2016 foi aclamada pela crítica, recebendo o prêmio de Melhor Regente do Ano pela APCA.

Miguel Rosselini

O destaque da carreira musical do pianista Miguel Rosselini se deu pelos diversos prêmios que ele recebeu em concursos nacionais, menções que o tem levado às principais salas de concerto do Brasil e também à Itália, Suíça, Alemanha e Canadá. Como solista, atuou à frente das Orquestras Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica Municipal de Campinas, Filarmônica de Baden-Baden, Bach Orchester Herzogtum-Lauenburg, Filarmônica de Goiás, Filarmônica de Minas Gerais, e outras.

Como camerista, Rosselini realizou parcerias com renomados músicos do cenário nacional e internacional. Seu duo pianístico com Celina Szrvinsk tem sido reconhecido como um dos mais eminentes do país. Sua discografia inclui vários discos, dentre eles, dois em duo com Celina Szrvinsk (o cd de 2005 foi citado pela revista Diapason como uma das melhores gravações brasileiras do ano), e o cd lançado em agosto de 2011, com o oboísta Alexandre Barros.

Há 32 anos o músico pertence ao quadro docente da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo seu trabalho pedagógico, ao longo desses anos, gerado muitos pianistas premiados em concursos nacionais e vários que atuam hoje como professores em universidades federais brasileiras.

A Orquestra

A Filarmônica é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), sediada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, também da Seduce.

 

SERVIÇO:

Quinta Clássica com Valentina Peleggi e Miguel Rosselini

Data: Quinta-feira, 20/07

Local: Teatro Goiânia

Horário: 20h30

Entrada gratuita

 

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo