Programa Estudantes de Atitude concorre a prêmio global de boas práticas democráticas
Iniciativa está concorrendo ao World Justice Challenge 2024, competição global que apoia e reconhece iniciativas que auxiliam na promoção do estado democrático de direito. Resultado será divulgado em agosto
O Programa Estudantes de Atitude, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), está concorrendo ao World Justice Challenge 2024. A competição, que integra o World Justice Project, premiará cinco iniciativas que apoiam a renovação democrática e promovem o estado democrático de direito.
No World Justice Challenge 2024, o Estudantes de Atitude concorre na categoria “Fortalecimento do Engajamento da Juventude com o Estado Democrático de Direito e Compromisso com as Instituições e Processos Democráticos”, uma das cinco categorias da competição.
As cinco iniciativas selecionadas serão anunciadas em agosto, em uma cerimônia realizada em Chicago (EUA). Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro, no valor de US$ 20.000,00, que poderá ser aplicado no progresso e na expansão do programa.
O programa
Lançado em 2019, o Estudantes de Atitude visa promover ações transformadoras no contexto escolar que estimulem o protagonismo, a participação social, a cidadania e a formação moral e ética entre estudantes da rede pública estadual de ensino. No decorrer do programa, os alunos participam de uma competição gameficada voltada à transparência, ao voluntariado e à prevenção à corrupção dentro das escolas.
Dentre as etapas do programa estão a formação de um time, a realização de uma auditoria cívica, uma tarefa especial e um desafio. Ao final, as escolas e professores que mais se destacaram em cada categoria recebem prêmios em dinheiro.
Na primeira edição do programa havia 105 unidades escolares participantes. Em 2023, o número de instituições participantes subiu para 780.
Premiação nacional
No início desse ano, o Estudantes de Atitude conquistou o 2º Prêmio de Boas Práticas 2023, promovido pelo Consórcio Brasil Central. Na ocasião, o programa foi selecionado como a melhor iniciativa na categoria “Educação”.