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- A Gestão de Riscos é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar a organização no que se refere a riscos, tendo como propósito a criação e proteção de valor, melhorando o desempenho e apoiando o alcance de objetivos.

De acordo com as diversas fontes de consulta consagradas, que incluem as melhores práticas internacionais é possível chegar-se ao entendimento do que é a gestão de riscos em nível institucional, trata-se de um processo sistemático de trabalho, de natureza permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela alta administração, para identificar, analisar, avaliar e tratar riscos de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar os riscos sobre uma organização.

Tal metodologia possibilita aos gestores diminuir as incertezas na tomada de decisões, mitigando os riscos a elas associadas, a fim de controlar o impacto, obter qualidade no gasto público e melhorar a capacidade de gerar valor.
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Sim. E a ISO 31000, criada pela International Organization for Standardization e atualizada em 2018, que trata exatamente da Gestão de Riscos, englobando
princípios, diretrizes e informações básicas para a sua implementação, é a
norma utilizada para a implantação da Gestão de Riscos nos órgãos do estado de
Goiás.

A referida norma foi utilizada por ser aplicável a qualquer tipo de risco (estratégico, operacional, financeiro, externo, interno, etc), associação, grupo ou indivíduo, bem como em qualquer segmento (saúde, segurança, transporte, logística, etc).

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O Programa de Compliance Público (PCP), coordenado pela Controladoria-Geral do
Estado de Goiás, trabalha com alguns conceitos. São eles:

Risco: efeito da incerteza nos objetivos organizacionais;

Gestão de riscos: atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos;

Auditoria: atividades de avaliação e consultoria, com vistas a agregar valor à gestão e otimizar a eficácia dos processos administrativos;

Auditoria de monitoramento: atividade destinada a verificar o atendimento às recomendações expedidas pela CGE aos diversos órgãos e entidades participantes
do PCP;

Auditoria baseada em riscos (ABR): atividade que utiliza de metodologia que associa a auditoria interna ao arcabouço global de gestão de riscos de uma organização,
possibilitando que a auditoria interna dê garantia à alta gestão dos órgãos e
das entidades de que os riscos estão sendo gerenciados de maneira eficaz em
relação ao apetite por riscos.

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A Matriz de Risco é uma ferramenta que permite aos gerentes mensurar, avaliar e ordenar os eventos de riscos que podem afetar o alcance dos objetivos do processo da
unidade e, consequentemente, os objetivos estratégicos.

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