Parceria com o IF Goiano propicia a estudantes de Rio Verde o desenvolvimento de dois projetos inovadores em Robótica

Os alunos são dos Cepis João Velloso do Carmo e Maria Ribeiro Carneiro

 Uma capacitação em Robótica levou estudantes de uma escola pública da rede estadual de Educação, em Rio Verde, no sudoeste goiano, ao desenvolvimento de um protótipo que pode beneficiar a produção agrícola no município.

O projeto, gerido por meio de um aplicativo, permite a implantação da irrigação inteligente nas plantações, como explica a professora Fernanda Cecília, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) João Velloso do Carmo. “O projeto consiste no controle de temperatura, umidade e vazão de água para a irrigação das plantações”.

De acordo com Fernanda, professora da Eletiva de Robótica Sustentável, disciplina onde foi desenvolvido o projeto, o protótipo pode funcionar por bateria, energia elétrica e energia solar.

Parceria

Outro grupo, de alunos do Cepi Maria Ribeiro Carneiro, também desenvolveu um projeto, de Robótica, de criação de objetos tridimensionais, utilizando a impressora 3D para a produção.

Os projetos foram realizados pelos estudantes dos dois colégios de Tempo Integral durante uma capacitação em Robótica, oferecida pelo IF Goiano. O curso faz parte da parceria entre o Instituto Federal e escolas públicas estaduais de Rio Verde e contou com o apoio do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

Ao final do curso, os estudantes participaram de uma cerimônia de apresentação dos projetos e os seus resultados e de entrega de certificados.

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo