Oficinas e formações movimentam o segundo dia do IX Concurso Literário Bariani Ortencio

Oficinas criativas e formações intensivas movimentam esta segunda-feira (03/11) no segundo dia do IX Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio, realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. A edição deste ano traz como tema “Escrevivências Femininas na Literatura Goiana”, valorizando a produção feminina e as narrativas que marcam a cultura e a memória do Estado.
Nos espaços da Seduc/GO, docentes e estudantes participam de uma programação simultânea. No Espaço Aroeira, ocorre a imersão pedagógica “Arte, Corpo e Palavra: Metodologias Criativas na Educação”, conduzida pelos professores Gislane Tessarolo e Ítalo Alessandro Lemes. A formação integra linguagem verbal, corporal e artística em cinco etapas, estimulando metodologias ativas alinhadas à BNCC e ao Documento Curricular para Goiás. O encontro reúne professores orientadores e articuladores do Desporto Educacional e Arte Educação da rede pública estadual.
Ao comentar sobre a estrutura da imersão pedagógica, Ítalo Alessandro enfatiza: “A nossa intenção é plantar uma semente. Queremos que os professores saiam daqui provocados, pensando com o corpo, com a experiência e com a realidade de cada escola para despertar essa mesma criatividade nos estudantes.”





























Fotografias bordadas
Ao mesmo tempo, no Espaço Baru, estudantes participam da oficina “Fotografias Bordadas”, ministrada pela professora Júlia Mariano, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pesquisadora do CRIA Lab/UEG, com mediação da professora Rochanne Torres. A atividade convida os participantes a reinventarem imagens por meio do bordado, criando narrativas visuais e afetivas. Cada participante explora a relação entre memória e imagem, transformando fotografias em registros costurados à mão.
Para a professora Júlia Mariano, o processo fortalece o vínculo entre memória e criação. “Quando o aluno borda uma fotografia, ele costura memória e criatividade. Eles pegaram imagens de mulheres goianas, muitas de suas próprias famílias e criaram novas camadas de sentido com símbolos, cores e texturas. Isso atualiza as lembranças e dá visibilidade a histórias que, muitas vezes, só existiam na lembrança de quem viveu.”
A programação também se estende ao Ciranda da Arte, com a oficina literária “Veredas da Palavra: Oficina de Prosa e Poesia”, conduzida pelo escritor goiano Renan Alves e mediada pelo professor Rafael Alves. O encontro estimula os participantes a explorarem cores, sentidos e camadas subjetivas da escrita.
As atividades seguem ao longo do dia quando estudantes também participam de ensaios e preparação corporal para o espetáculo “Escrevivências Femininas”, que celebra autoras como Cora Coralina, Leodegária de Jesus, Yêda Schmaltz e Bariani Ortencio, trazendo ao palco performances que unem literatura, música, teatro, dança e poesia falada.
Nesta terça-feira (04/11), a partir das 17h, no Teatro Goiânia, serão realizados o grande espetáculo e a cerimônia de premiação, que marcam o encerramento do IX Concurso Literário Bariani Ortencio.




















































