Atividades esportivas integradas às aprendizagens é tema de formação para professores de Educação Física em Goiás

Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) oferecerá, no mês de novembro, dois dias de formação em Goiânia para professores de Educação Física que atuam nas escolas estaduais de Goiás
Professores de todas as Coordenações Regionais de Educação (CREs) podem se inscrever para o aprimoramento por meio do formulário de inscrição. Ao todo, serão disponibilizadas 360 vagas, distribuídas entre as CREs, contemplando docentes lotados nas unidades escolares da rede estadual.
Com o tema ‘Educação Física: Práticas Pedagógicas e Esportivas’, o curso tem como objetivo estimular os professores a ressignificarem suas práticas pedagógicas e esportivas, utilizando o esporte e o movimento como ferramentas para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Com foco na promoção da saúde, a proposta busca incentivar que os alunos cuidem de si mesmos, adotando atitudes de responsabilidade consigo e com o próximo. Ao aprender a lidar com questões socioemocionais e desenvolver essas habilidades, o estudante passa a controlar melhor suas emoções diante das situações de ganhar e perder, aprimora o senso crítico para melhorar suas ações cotidianas, vivencia o sentimento de pertencimento ao espaço e ao tempo, reconhece suas limitações e supera, progressivamente, as dificuldades encontradas.
Cidadania e altruísmo
Para reforçar a construção de valores essenciais ao exercício da cidadania, o sentimento de altruísmo e solidariedade é trabalhado nas aulas de forma dinâmica e atrativa, compondo um repertório de princípios fundamentais às relações saudáveis dentro e fora da escola.
A ação integra um projeto desenvolvido pela Superintendência do Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, que busca favorecer o diálogo entre o conhecimento acadêmico e a experiência prática dos profissionais de Educação Física da rede estadual.
Com abordagem teórico-prática e participativa, voltada à melhoria das aulas e ao avanço das aprendizagens, os professores inscritos terão uma carga horária total de 20 horas, com programação intensa de atividades formativas e certificação concedida pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), conforme os critérios estabelecidos no projeto.
Ao final da formação, os professores estarão preparados para transformar, de forma imediata, as aulas de Educação Física em espaços de aprendizagem significativos e contextualizados, além de se inspirarem a criar um ambiente escolar mais dinâmico e propositivo para a formação cidadã dos estudantes.




