O papel da educação na transformação da gestão pública é tema de debate entre prefeitos goianos

Encontro promove debates estratégicos e fortalece o planejamento municipalista no Centro-Oeste

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participou nesta quarta-feira, (03/12), da 7ª edição do “Encontro de Gestão, Planejamento e Futuro” 2025, um evento anual, que ocorre desde 2018, realizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM). A ação marca o encerramento das atividades de trabalho e aponta os assuntos destaques do ano seguinte.

O evento tem como objetivo principal promover ações políticas de interesse regional e incentivar a organização municipalista no estado, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimentos entre representantes do poder Executivo, Legislativo e Judiciário; agentes políticos municipais; formadores de opinião; e, municipalistas em geral. A iniciativa também estimula o debate entre especialistas, como ação fundamental na construção de conhecimento qualificado

O encontro de 2025 segue até 4 de dezembro, no Centro de Convenções de Goiânia, e reúne cerca de 40 palestrantes. Os temas discutidos variam entre Gestão Fiscal e Contabilidade Pública; Educação e Políticas de Assistência Social; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural; e Saneamento Básico e Política Pública.

Educação pública em Goiás

A secretária Fátima Gavioli participou do evento na tarde desta quarta-feira e palestrou acerca do tema ‘A relação entre os Indicadores e as Verbas do Fundeb’. Gavioli falou sobre a distribuição do dinheiro público dentro da Educação e os encaminhamentos e necessidades atuais.

Além disso, a secretária de Goiás pontuou sobre os incentivos governamentais e a forma como ocorre a destinação de verbas aos municípios. “O repasse de recursos financeiros para as prefeituras também está relacionado com os dados do censo escolar. Entre os pontos analisados estão a quantidade de matrículas e reprovações; a equidade de idade, sexo e raça entre os alunos; a estrutura das escolas; e o desempenho”, destacou a secretária.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo