O que são os Itinerários Formativos do novo Ensino Médio?

Projeto de Vida

       O Projeto de Vida é uma estratégia pedagógica que tem o objetivo de contribuir, fortalecer e apoiar o estudante em suas escolhas pessoais, sociais e profissionais.

     Esse componente, que faz parte dos Itinerários Formativos, inclui atividades de autoconhecimento, identificação de habilidades, participação social, cidadania e de planejamento para o futuro.

      Como se trata de um componente curricular diferente, não há provas ou notas no Projeto de Vida. Conforme o DC-GOEM, o professor é orientado a aplicar avaliações diagnósticas e formativas, com o objetivo de acompanhar a evolução do estudante.

Trilhas de Aprofundamento

As trilhas de aprofundamento dos Itinerários Formativos são disciplinas que aprofundam aprendizagens de uma ou duas áreas do conhecimento, como comunicação, agronegócio, energia e alimentação.
     O documento curricular do novo Ensino Médio prevê 17 Trilhas de Aprofundamento, sendo 2 de cada área do conhecimento, 6 integrados e 3 do eixo técnico profissionalizante.
     Cada escola precisa oferecer, no mínimo, duas trilhas de aprofundamento. Por outro lado, os estudantes podem escolher qual trilha cursar a partir da 2ª série do Ensino Médio.
     As trilhas de aprofundamento vêm para fomentar a criatividade, a investigação científica, o empreendedorismo e a intervenção sociocultural

Lista de Trilhas de Aprofundamento do novo Ensino Médio em Goiás:

Comunicação: Movimentos, Práticas e Sentidos do Existir
identid@ades.com
Imersão na Matemática Escolar: Conhecimentos Essenciais para o Desenvolvimento da Sociedade
Matemática Escolar aplicada ao Mercado de Trabalho
Energia que nos move
Além da Visão: Conhecendo o Micromundo
Ser Jovem
Toda forma de Poder
Agropecuária: História, Processos Econômicos e Tecnológicos em Goiás
Cinesfera
Comer Bem e se exercitar é só começar
Incertezas Naturais
Matematicidades

Eletivas


     As Eletivas são o terceiro componente dos Itinerários Formativos e correspondem às matérias de livre escolha do estudante. Cada escola deve oferecer, no mínimo, duas eletivas para que os estudantes façam a opção por uma.
    Esses componentes curriculares devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e com uso de metodologias não convencionais de ensino, como grupo de pesquisa, trabalho de campo, clube de leitura, gincana e produção de jornais. No início do ano, os professores vão planejar as eletivas que serão oferecidas pela escola, de acordo com o perfil e interesse dos alunos.
     O objetivo das Eletivas é complementar a formação do estudante com experiências enriquecedoras e conhecimentos específicos. Elas também visam dar mais autonomia ao estudante, que poderá escolher qual eletiva cursar de acordo com os seus projetos de vida e suas afinidades.
     E atenção! O estudante não precisa, obrigatoriamente, escolher uma Eletiva da mesma área de conhecimento da sua Trilha de Aprofundamento. Por exemplo: um aluno pode optar pela Trilha de Aprofundamento “Matemática Aplicado ao Mercado de Trabalho”, da área de conhecimento de Matemática, e ao mesmo tempo cursar a eletiva de Agronegócio, que não está vinculada a essa área.

Como vai funcionar o Itinerário Formativo Técnico-Profissional?

No Itinerário Formativo Técnico-Profissionalizante, o estudante conclui o Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo. Atualmente, há 49 escolas da rede estadual de Goiás oferecendo esse itinerário, com 10 opções de curso técnico:

- Administração
- Química
- Informática
- Teatro
- Dança
- Música
- Artes
- Redes de Computadores
- Alimentos
- Segurança do Trabalho

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