Formação para Coordenadores Pedagógicos fortalece a Educação Integral em Goiás

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por meio da Superintendência de Ensino Médio e da Gerência de Educação Integral, realizou o encontro “Compromisso e Excelência: Formação para Coordenadores Pedagógicos dos CEPIs”. O evento, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de março de 2025, teve como objetivo capacitar os coordenadores pedagógicos dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs), aprimorando a gestão educacional, a comunicação e a análise de dados para fortalecer a educação integral no estado.
A iniciativa faz parte da política de educação integral, que visa garantir a excelência no ensino e na gestão das escolas de período integral em Goiás. Além disso, a formação teve como propósito retomar e fortalecer a proposta pedagógica do Programa Educação Plena e Integral em Goiás, bem como refletir e impulsionar ações estratégicas para a melhoria da aprendizagem.
Durante os três dias de evento, os participantes tiveram acesso a conteúdos relevantes para a atuação dos coordenadores pedagógicos. A gerente de Educação Integral, Bianca, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da educação integral no estado. “A formação para os coordenadores pedagógicos dos CEPIs teve como objetivo retomar e fortalecer a proposta pedagógica do Programa Educação Plena e Integral em Goiás como também refletir e impulsionar ações estratégicas para melhoria da aprendizagem”, destacou Bianca.
A coordenadora pedagógica do CEPI Dom Cândido Penso, Thaís Viana Sabino, também compartilhou sua experiência e destacou a relevância das palestras. “A escolha das palestrantes nada poderia ser melhor, ouvi-las fez toda diferença para que pudéssemos repensar nossa conduta dentro da função, junto a isso uma leveza e credibilidade por suas histórias de vida tão comum à nossa realidade”, afirmou Thaís.
Já Alan Silva Soares, que é coordenador pedagógico do CEPI Marajó, na cidade de Valparaiso explicou que a formação impactou no jeito que ele olha para o trabalho dentro da escola “a última formação para coordenadores Pedagógicos me fez voltar ao mesmo sentimento que eu tive em 2020 quando o então Colégio Estadual Marajó se tornou Cepi Marajó , o sentimento de que não estamos sozinhos e que posso fazer a diferença na vida do meu estudante corrijo não somente do meu estudante mas toda uma comunidade escolar” explicou.
O evento representou mais um passo na consolidação da educação integral em Goiás, reforçando o compromisso da Seduc em oferecer uma formação contínua para os gestores escolares. Com isso, espera-se que os coordenadores pedagógicos estejam cada vez mais preparados para promover uma educação inovadora, eficiente e inclusiva.
Formação
Com uma carga horária de 20 horas, a formação contou com palestras, painéis, oficinas e rodas de conversa, incentivando a troca de experiências e a reflexão coletiva. A programação incluiu temas essenciais como liderança pedagógica, escuta ativa, tecnologias educacionais e inteligência artificial, além da análise de resultados para uma gestão eficiente.
Uma das iniciativas da formação foi a ampla divulgação e implementação dos manuais de educação integral, que orientam a estruturação das escolas e a prática pedagógica. Esses materiais são fundamentais para garantir a qualidade e a excelência na gestão dos CEPIs, fornecendo diretrizes claras sobre metodologias, organização curricular e acompanhamento do desempenho escolar.














