Formação de equipes gestora e pedagógica dos Cepis em Goiás tem quase 1500 inscritos
Ao todo, são três formações gratuitas em andamento: Metodologia de Tutoria, Práticas Experimentais de Laboratório e Robótica.
Fortalecer pedagogicamente os professores da rede pública estadual de ensino que atuam nos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) é uma prioridade para a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO). Por isso, quase 1500 educadores já estão desenvolvendo, ao menos um dos três, módulos formativos on-line que visam capacitar os profissionais para atividades interdisciplinares em diferentes áreas.
O curso de Metodologia de Tutoria em Cepis é voltado ao público coordenador pedagógico e coordenador de integração curricular dos 263 Cepis. Enquanto o de Práticas Experimentais de Laboratório, aos professores e laboratoristas das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática, bem como, a formação em Robótica é voltada aos servidores com iniciativas em Inovação e Tecnologia, sem especificidade em área de formação.
Ainda, com a chegada de novos professores concursados na rede estadual, os cursos podem continuar disponíveis até setembro. As inscrições são realizadas em contato direto do Cepi com a Gerência de Educação Integral da Seduc/GO. Toda a formação é feita por meio de uma plataforma onde o participante entra, recebe um código, já inscrito pela própria unidade escolar, acessa os módulos já gravados e autoinstrucionais. Ao fim de cada curso, o educador recebe um certificado equivalente à área estudada: de Tutoria, 20 horas; de Práticas Experimentais, 48 horas; e de Robótica, 48 horas.
Formações interdisciplinares
De acordo com a gerente de Educação Integral da Seduc/GO, Bianca Kelly, mesmo que o professor participante seja graduado em Matemática, por exemplo, pode acessar os cursos mais voltados à Química ou Física. “Porque, como a escola é muito dinâmica, pode ter momentos que ele tenha que dar uma prática de Química, ou então adquirir uma habilidade que está muito fragilizada na Matemática e falar para o professor de Química ajudar, colaborar. Sendo assim, ele fica capacitado para direcionar melhor a aprendizagem dos estudantes”, afirma.
Segundo a gerente, a formação em Práticas Experimentais, outro exemplo, é importante principalmente para aquelas escolas que fizeram a aquisição recente de laboratórios de Física. As escolas que tiveram seu funcionamento iniciado neste ano, em 2024, também estão inclusas em todos os cursos.
À frente dos módulos trabalhados, estão profissionais contratados pela Seduc/GO, através dos próprios termos de referência da aquisição dos laboratórios e de seus materiais. Portanto, para cada kit laboratorial, e de Robótica, há uma formação específica. “Desde a primeira aquisição, em 2020, sempre fazemos essas formações, mas, essa é a primeira vez que ocorre com todos os Cepis simultaneamente. Agora, em 2024, todas os Cepis novos possuem laboratórios de, pelo menos, um módulo disciplinar: Física, Química ou Biologia. E a previsão é que, até o segundo semestre letivo, essas escolas recebam os demais. Por isso, a relevância da formação, por exemplo, de Práticas Experimentais”.
(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial / Seduc/GO)