Apresentações de prática de conjunto, ensino de teclado e cordas marcam primeiro evento da fase estadual do Faego 2024

O evento reuniu performances trabalhadas ao longo do ano por nove unidades escolares de quatro diferentes coordenações regionais de Educação (CREs)

Nesta terça-feira (08/10), o auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) foi palco das apresentações de prática de conjunto, ensino coletivo de teclado e cordas da fase estadual do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) 2024.  

O evento reuniu estudantes de nove unidades escolares, de quatro diferentes coordenações regionais de Educação (CREs) que apresentaram os trabalhados desenvolvidos ao longo do ano.

O estudante Luiz Miguel toca baixo e participou, pela segunda vez, do Faego representando o Colégio Estadual Professor Wilmar Gonçalves da Silva, de Goiânia, em uma apresentação de prática de conjunto. A modalidade engloba a união de diferentes instrumentos em uma única performance musical.

Para o estudante, o festival representa uma alavanca que impulsiona o sonho de ser músico. “Muitas pessoas não têm a chance de aprender um instrumento e estar tocando dentro da escola é incrível. Eu escolhi a música para a minha vida, seja tocando baixo ou, quem sabe, futuramente, ensinando outras pessoas em aulas também “, conta Luiz Miguel.

Música que ultrapassa as salas de aula

O professor de música do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Madre Germana, Eziel Rosa, foi o maestro durante a apresentação de seus alunos na modalidade ensino de cordas, que envolve os instrumentos violoncelos, contrabaixos, violas e violinos.

Ele explica que a importância do Faego está na proposta de oferecer aos estudantes o contato com os palcos, onde a música ultrapassa a rotina das salas de aula. “Quando a gente está num ambiente aberto, é diferente. Então para os meninos é o máximo, a gente veio da escola para cá de ônibus, fizeram intercâmbio com alunos de outros colégios nas apresentações, então é muito bacana essa iniciativa da Secretaria que gera essa alegria de brincar, contagiante para eles”, conta Eziel.

Arte Educa

O Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) é fruto das atividades educacionais do projeto Arte Educa, que proporciona aos alunos da rede pública estadual de ensino uma complementação do currículo básico com aulas de modalidades artísticas como dança, teatro, artes visuais e música.

O Arte Educa é um projeto da Seduc/GO, implementado por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação/Gerência de Arte e Educação e Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. (Texto: Camila Mascarenhas/ Fotos: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo