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COMO FUNICIONA A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS?

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A escola de tempo integral tem jornada diária de 9 ou 7 horas, dependendo do modelo adotado pela unidade. Durante o dia, são servidas três refeições e os estudantes participam de aulas diversificadas e atividades práticas. Muito mais do que passar o dia todo na escola, a escola de tempo integral de Goiás visa o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada. A educação em tempo integral começou a ser implementada na rede pública estadual de ensino de Goiás em 2006, inicialmente nas escolas de Ensino Fundamental. No Ensino Médio, a ampliação do tempo de permanência na escola teve início em 2013, quando 15 unidades se adequaram ao Programa Novo Futuro.

QUANTAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EXISTEM NA REDE ESTADUAL DE GOIÁS?

Hoje, há 263 escolas de tempo integral na rede pública estadual de Goiás, chamadas de Centro de Ensino em Período Integral (Cepi). Confira a lista de escolas de tempo integral neste link.

Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

12 VANTAGENS DA ESCOLA DE TEMP INTEGRAL

1. MELHORES RESULTADOS EDUCACIONAIS

As escolas de tempo integral apresentam resultados melhores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. Com mais tempo na escola, os estudantes de Cepis apresentam maiores taxas de aprovação, melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e mais chance de ingressar no Ensino Superior.

2. FORMAÇÃO PARA A VIDA

O modelo de ensino em tempo integral não consiste apenas em passar mais tempo na escola. O foco do Cepi é desenvolver todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.

3. DISCIPLINAS OPTATIVAS

O currículo da escola em tempo integral não contém somente matérias obrigatórias e comuns a todos os estudantes. A matriz inclui, além dos componentes do Núcleo Comum, disciplinas optativas chamadas eletivas, que são escolhidas pelo estudante de acordo com seus interesses. As eletivas são planejadas pelos professores do Cepi, com base no perfil dos estudantes, e podem abordar diversos temas, como robótica, moda, gastronomia, artes, literatura, saúde, empreendedorismo e muito mais. São quatro aulas de eletiva por semana no Ensino Fundamental e duas por semana no Ensino Médio.

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4. PROJETO DE VIDA

Nas aulas de Projeto de Vida, o estudante é ensinado a reconhecer seus sonhos e aptidões, estabelecer suas metas e planejar seu futuro acadêmico-profissional. O projeto de vida é o eixo central de todo o ensino na escola de tempo integral e dá nome a um componente curricular que tem duas aulas por semana na 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

5. PREPARAÇÃO PARA O FUTURO

No Ensino Médio, o estudante participa das aulas de Preparação Pós-Médio e recebe orientações sobre o mercado de trabalho, opções de faculdade, cursos técnicos, empreendedorismo e carreira militar. Esse componente curricular oferta duas aulas por semana na 1ª e 2ª série do Ensino Médio e quatro aulas na 3ª série.

6. PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Nas aulas de Preparação Pós-Médio, o aluno de Ensino Médio também participa de aulas interdisciplinares com foco no Enem e outros vestibulares.

7. ATIVIDADES PRÁTICAS

Além das aulas teóricas, o aluno participa de atividades práticas em laboratórios de ciências, clubes juvenis e projetos de pesquisa. No componente curricular Práticas Experimentais, os professores de ciências dão aulas interdisciplinares usando experimentos e levando os alunos a colocarem a ?mão na massa?.

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8. INICIAÇÃO CIENTÍFICA

No Ensino Fundamental, há aulas destinadas para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Os alunos conduzem o projeto de pesquisa, de acordo o tema escolhido, orientados pelo professor. Dessa forma, a autonomia, curiosidade, criatividade e senso crítico dos estudantes são despertados.

9. ACOLHIMENTO

Uma das metodologias da escola de tempo integral é o acolhimento dos alunos, pais e professores para que todos sejam bem recebidos na escola e façam parte dessa grande família chamada Cepi. No início do ano letivo, os estudantes ?de casa? organizam uma programação especial para dar as boas-vindas aos novos alunos e apresentar o projeto pedagógico da escola. Ao longo do ano, também são realizados eventos de acolhimento com os profissionais da unidade e com os pais ou responsáveis.

10. TUTORIA

No início do ano letivo, o estudante escolhe um professor para ser seu tutor, que vai acompanhar seus estudos ao longo do ano e auxiliá-lo na elaboração e desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Não há um horário exclusivo para a tutoria na matriz curricular, por isso o professor e aluno podem marcar encontros conforme a disponibilidade e necessidade dos dois, antes ou após as aulas.

11. PROTAGONISMO JUVENIL

Na escola de tempo integral, o estudante é visto como protagonista de sua vida, agente ativo no processo educacional e parte da solução para problemas da sociedade. Além de ser um princípio presente em todas as atividades do Cepi, o protagonismo juvenil possui um componente curricular próprio, com duas aulas por semana, que dão apoio aos clubes juvenis e grêmios estudantis da escola.

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12. ESTUDO ORIENTADO

O estudante de Cepi tem aulas de Estudo Orientado para aprender a estudar, organizar sua rotina de estudos e assimilar métodos de aprendizagem. Os alunos também passam por avaliações semanais com objetivo de diagnosticar o rendimento dos estudantes. Há quatro aulas por semana de Estudo Orientado no Ensino Fundamental e Médio.

PROJETO "MEU CEPI É 10" - CADERNO PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL

O projeto “Meu Cepi é 10”, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) em 2024, entre outras ações, disponibiliza oito cadernos pedagógicos desenvolvidos pela secretaria por meio do Núcleo e Integração Curricular.

Essa coletânea aborda diferentes aspectos da Educação Integral, constituindo-se em importante suporte metodológico para a implementação de novas práticas nos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede pública estadual de Goiás.

1 - PROTAGONISMO DO EDUCADOR

Este caderno tem como objetivo unificar diretrizes e orientações voltadas ao fortalecimento do protagonismo do educador nos Cepis por meio de uma abordagem didática eficaz que contribua para o desenvolvimento profissional e a atuação ativa dos professores no processo educativo.

2 - PROTAGONISMO DO ESTUDANTE

A proposta busca fortalecer e incentivar a autonomia, a solidariedade e a qualificação dos estudantes, oferecendo um ambiente escolar onde possam exercer sua cidadania e corresponsabilidade na construção de uma escola mais inclusiva e participativa.

3 - PRÁTICAS EXPERIMENTAIS - Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Este material orienta e alinha o trabalho pedagógico nos Cepis, especialmente no que se refere à experimentação científica. São apresentados exemplos práticos para inspirar atividades nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, estimulando a investigação e a aprendizagem ativa.

4 - PROPOSTA PEDAGÓGICA: PROGRAMA EDUCAÇÃO PLANA E INTEGRAL

Elaborado para apoiar a organização e a execução das atividades pedagógicas nos Cepis, este caderno promove reflexões e ações educativas que contribuem, a partir da Educação integral, para o crescimento e consolidação da qualidade da Educação ofertada em toda a rede estadual.

5 - ACOLHIMENTO

A metodologia do acolhimento desempenha um papel fundamental na adaptação dos estudantes, especialmente aqueles ingressantes. O objetivo é criar um ambiente de pertencimento, onde os sonhos dos alunos sejam ouvidos e incentivados, fortalecendo sua jornada educacional.

6 - AMBIENTE E APRENDIZAGEM

O foco deste caderno é a criação de espaços de ensino que favoreçam a interação entre estudantes e professores, estimulem o aprendizado ativo e desenvolvam habilidades essenciais para a vida. Ambientes estruturados de forma estratégica incentivam o protagonismo estudantil e a autonomia no processo de aprendizagem.

7 - TUTORIA

A tutoria é um componente essencial da Educação integral, indo além do currículo tradicional. Este caderno explora a importância de uma rede de apoio bem estruturada, capaz de oferecer suporte individualizado aos estudantes, promovendo seu desenvolvimento escolar e pessoal.

8 - INICIAÇÃO CIENTIFICA

Voltado para docentes do Ensino Fundamental – anos finais, este caderno apresenta estratégias para incentivar o interesse pela iniciação científica entre os estudantes. A proposta tem intuito de despertar a curiosidade, o interesse pela investigação e a busca por soluções inovadoras, preparando os alunos para desafios futuros.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 – O que é uma escola de tempo integral?
2 – Qual a denominação das escolas de tempo integral em Goiás? Qual etapa de ensino é ofertado?
3 – Qual é horário de aula na escola de tempo integral?
4 – O que é ensinado em um Cepi? Qual é a matriz curricular da escola de tempo integral?
5 – Quantas refeições são servidas na escola de tempo integral?
6 – Há diferença entre os calendários da escola de tempo integral e da escola de tempo parcial?
7 – Como se matricular?
8 – Os resultados educacionais das escolas de tempo integral são melhores?
9 – As escolas de tempo integral ofertam o ensino profissionalizante?
10 – Há alguma legislação que regulamenta a educação em tempo integral em Goiás?

Depoimentos de estudantes

“O ensino integral não é uma coisa só voltada para conteúdo, matéria, é voltada para uma formação completa, formação de caráter da pessoa. E permite que as pessoas que chegam aqui sem perspectiva de vida, sem perspectiva de futuro, saiam daqui com sonhos”.

Geovanni Alves, aluno do Cepi Pedro Gomes, de Goiânia

“Para não ter um cotidiano chato, já que é o dia todo, o Cepi tem muitos trabalhos, brincadeiras, projetos, matérias diferentes. É muito dinâmico! Então acaba sendo bem legal. E o acolhimento é muito bom. Por passarmos tanto tempo juntos, a escola vira sua família. Então o acolhimento é muito importante”.

Alícia Rodrigues, estudante do Cepi Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia

“No começo achei muito cansativo. Mas depois de um tempo me acostumei. Eu prefiro estudar em tempo integral porque quando se estuda em meio período você fica mais ocioso. Ficar na escola o dia todo me impulsiona mais a estudar.

Cicília Sousa Costa, estudante do Cepi Lyceu de Goiânia

PARCERIA: INSTITUTO SONHO GRANDE E SEDUC GOIÁS

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