A escola de tempo integral tem jornada diária de 9 ou 7 horas, dependendo do modelo adotado pela unidade. Durante o dia, são servidas três refeições e os estudantes participam de aulas diversificadas e atividades práticas. Muito mais do que passar o dia todo na escola, a escola de tempo integral de Goiás visa o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.
A educação em tempo integral começou a ser implementada na rede pública estadual de ensino de Goiás em 2006, inicialmente nas escolas de Ensino Fundamental. No Ensino Médio, a ampliação do tempo de permanência na escola teve início em 2013, quando 15 unidades se adequaram ao Programa Novo Futuro.
Hoje, há 263 escolas de tempo integral na rede pública estadual de Goiás, chamadas de Centro de Ensino em Período Integral (Cepi). Confira a lista de escolas de tempo integral neste link.
O Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.
As escolas de tempo integral apresentam resultados melhores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. Com mais tempo na escola, os estudantes de Cepis apresentam maiores taxas de aprovação, melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e mais chance de ingressar no Ensino Superior.
O modelo de ensino em tempo integral não consiste apenas em passar mais tempo na escola. O foco do Cepi é desenvolver todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.
O currículo da escola em tempo integral não contém somente matérias obrigatórias e comuns a todos os estudantes. A matriz inclui, além dos componentes do Núcleo Comum, disciplinas optativas chamadas eletivas, que são escolhidas pelo estudante de acordo com seus interesses.
As eletivas são planejadas pelos professores do Cepi, com base no perfil dos estudantes, e podem abordar diversos temas, como robótica, moda, gastronomia, artes, literatura, saúde, empreendedorismo e muito mais. São quatro aulas de eletiva por semana no Ensino Fundamental e duas por semana no Ensino Médio.
Nas aulas de Projeto de Vida, o estudante é ensinado a reconhecer seus sonhos e aptidões, estabelecer suas metas e planejar seu futuro acadêmico-profissional. O projeto de vida é o eixo central de todo o ensino na escola de tempo integral e dá nome a um componente curricular que tem duas aulas por semana na 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
No Ensino Médio, o estudante participa das aulas de Preparação Pós-Médio e recebe orientações sobre o mercado de trabalho, opções de faculdade, cursos técnicos, empreendedorismo e carreira militar. Esse componente curricular oferta duas aulas por semana na 1ª e 2ª série do Ensino Médio e quatro aulas na 3ª série.
Nas aulas de Preparação Pós-Médio, o aluno de Ensino Médio também participa de aulas interdisciplinares com foco no Enem e outros vestibulares.
Além das aulas teóricas, o aluno participa de atividades práticas em laboratórios de ciências, clubes juvenis e projetos de pesquisa. No componente curricular Práticas Experimentais, os professores de ciências dão aulas interdisciplinares usando experimentos e levando os alunos a colocarem a ?mão na massa?.
No Ensino Fundamental, há aulas destinadas para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Os alunos conduzem o projeto de pesquisa, de acordo o tema escolhido, orientados pelo professor. Dessa forma, a autonomia, curiosidade, criatividade e senso crítico dos estudantes são despertados.
Uma das metodologias da escola de tempo integral é o acolhimento dos alunos, pais e professores para que todos sejam bem recebidos na escola e façam parte dessa grande família chamada Cepi. No início do ano letivo, os estudantes ?de casa? organizam uma programação especial para dar as boas-vindas aos novos alunos e apresentar o projeto pedagógico da escola. Ao longo do ano, também são realizados eventos de acolhimento com os profissionais da unidade e com os pais ou responsáveis.
No início do ano letivo, o estudante escolhe um professor para ser seu tutor, que vai acompanhar seus estudos ao longo do ano e auxiliá-lo na elaboração e desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Não há um horário exclusivo para a tutoria na matriz curricular, por isso o professor e aluno podem marcar encontros conforme a disponibilidade e necessidade dos dois, antes ou após as aulas.
Na escola de tempo integral, o estudante é visto como protagonista de sua vida, agente ativo no processo educacional e parte da solução para problemas da sociedade. Além de ser um princípio presente em todas as atividades do Cepi, o protagonismo juvenil possui um componente curricular próprio, com duas aulas por semana, que dão apoio aos clubes juvenis e grêmios estudantis da escola.
O estudante de Cepi tem aulas de Estudo Orientado para aprender a estudar, organizar sua rotina de estudos e assimilar métodos de aprendizagem. Os alunos também passam por avaliações semanais com objetivo de diagnosticar o rendimento dos estudantes. Há quatro aulas por semana de Estudo Orientado no Ensino Fundamental e Médio.
Depoimentos de estudantes
“O ensino integral não é uma coisa só voltada para conteúdo, matéria, é voltada para uma formação completa, formação de caráter da pessoa. E permite que as pessoas que chegam aqui sem perspectiva de vida, sem perspectiva de futuro, saiam daqui com sonhos”.
Geovanni Alves, aluno do Cepi Pedro Gomes, de Goiânia
“Para não ter um cotidiano chato, já que é o dia todo, o Cepi tem muitos trabalhos, brincadeiras, projetos, matérias diferentes. É muito dinâmico! Então acaba sendo bem legal. E o acolhimento é muito bom. Por passarmos tanto tempo juntos, a escola vira sua família. Então o acolhimento é muito importante”.
Alícia Rodrigues, estudante do Cepi Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia
“No começo achei muito cansativo. Mas depois de um tempo me acostumei. Eu prefiro estudar em tempo integral porque quando se estuda em meio período você fica mais ocioso. Ficar na escola o dia todo me impulsiona mais a estudar.
Cicília Sousa Costa, estudante do Cepi Lyceu de Goiânia