O que é
Novo Ensino Médio: como vai funcionar em Goiás a partir de 2022
 
A partir de 2022, todas as escolas públicas e privadas de Goiás vão adotar, gradativamente, o novo Ensino Médio. Mas afinal, o que tem de “novo” no novo Ensino Médio? O que vai mudar? E quais serão as matérias ofertadas pelas escolas? Neste post, vamos explicar como a mudança vai funcionar na prática.

 

O que é o novo Ensino Médio?

     Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Documento Curricular de Goiás – Etapa Ensino Médio (DCGOEM) a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo Ensino Médio é caracterizado pela ampliação da carga horária e pela flexibilização do currículo.
     O objetivo é ser mais atrativo para os jovens e dar mais autonomia aos estudantes. Por meio dos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo, o aluno poderá escolher em quais matérias se aprofundar. E nas aulas de Projeto de Vida, ele irá refletir sobre sua identidade, seus sonhos e metas para o futuro.
     O novo Ensino Médio também busca fortalecer o protagonismo juvenil e a Educação integral, ou seja, o desenvolvimento completo do estudante em todas as dimensões (intelectual, física, social, emocional e cultural).
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Qual é a carga horária?

O Ensino Médio passará de 2.400 horas para 3.000 horas ao longo dos três anos. Assim, os alunos terão 6 aulas por dia, incluindo matérias da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos.
Itinerários Formativos

O que são os Itinerários Formativos do novo Ensino Médio?

Além das aulas obrigatórias da Formação Geral Básica, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, o estudante terá aulas de Projeto de Vida, Trilhas de Aprofundamento e Eletivas. Vamos explicar melhor como funciona cada um deles abaixo.

Projeto de Vida

       O Projeto de Vida é uma estratégia pedagógica que tem o objetivo de contribuir, fortalecer e apoiar o estudante em suas escolhas pessoais, sociais e profissionais.

     Esse componente, que faz parte dos Itinerários Formativos, inclui atividades de autoconhecimento, identificação de habilidades, participação social, cidadania e de planejamento para o futuro.

      Como se trata de um componente curricular diferente, não há provas ou notas no Projeto de Vida. Conforme o DC-GOEM, o professor é orientado a aplicar avaliações diagnósticas e formativas, com o objetivo de acompanhar a evolução do estudante.


Trilhas de Aprofundamento

     As trilhas de aprofundamento dos Itinerários Formativos são disciplinas que aprofundam aprendizagens de uma ou duas áreas do conhecimento, como comunicação, agronegócio, energia e alimentação.
   O documento curricular do novo Ensino Médio prevê 17 Trilhas de Aprofundamento, sendo 2 de cada área do conhecimento, 6 integrados e 3 do eixo técnico profissionalizante.
Cada escola precisa oferecer, no mínimo, duas trilhas de aprofundamento. Por outro lado, os estudantes podem escolher qual trilha cursar a partir da 2ª série do Ensino Médio.
     As trilhas de aprofundamento vêm para fomentar a criatividade, a investigação científica, o empreendedorismo e a intervenção sociocultural.


Lista de Trilhas de Aprofundamento do novo Ensino Médio em Goiás:

Comunicação: Movimentos, Práticas e Sentidos do Existir
identid@ades.com
Imersão na Matemática Escolar: Conhecimentos Essenciais para o Desenvolvimento da Sociedade
Matemática Escolar aplicada ao Mercado de Trabalho
Energia que nos move
Além da Visão: Conhecendo o Micromundo
Ser Jovem
Toda forma de Poder
Agropecuária: História, Processos Econômicos e Tecnológicos em Goiás
Cinesfera
Comer Bem e se exercitar é só começar
Incertezas Naturais
Matematicidades


Eletivas

     As Eletivas são o terceiro componente dos Itinerários Formativos e correspondem às matérias de livre escolha do estudante. Cada escola deve oferecer, no mínimo, duas eletivas para que os estudantes façam a opção por uma.
    Esses componentes curriculares devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e com uso de metodologias não convencionais de ensino, como grupo de pesquisa, trabalho de campo, clube de leitura, gincana e produção de jornais. No início do ano, os professores vão planejar as eletivas que serão oferecidas pela escola, de acordo com o perfil e interesse dos alunos.
     O objetivo das Eletivas é complementar a formação do estudante com experiências enriquecedoras e conhecimentos específicos. Elas também visam dar mais autonomia ao estudante, que poderá escolher qual eletiva cursar de acordo com os seus projetos de vida e suas afinidades.
     E atenção! O estudante não precisa, obrigatoriamente, escolher uma Eletiva da mesma área de conhecimento da sua Trilha de Aprofundamento. Por exemplo: um aluno pode optar pela Trilha de Aprofundamento “Matemática Aplicado ao Mercado de Trabalho”, da área de conhecimento de Matemática, e ao mesmo tempo cursar a eletiva de Agronegócio, que não está vinculada a essa área.

Como vai funcionar o Itinerário Formativo Técnico-Profissional?

No Itinerário Formativo Técnico-Profissionalizante, o estudante conclui o Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo. Atualmente, há 49 escolas da rede estadual de Goiás oferecendo esse itinerário, com 10 opções de curso técnico:

Administração
Química
Informática
Artes
Redes de Computadores
Alimentos
Segurança do Trabalho
Histórico

Histórico do Novo Ensino Médio em Goiás

2019 – Escuta de estudantes e início da elaboração do documento curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC – GOEM), que normatiza novo Ensino Médio.

2020 – Consulta Pública da versão preliminar do DC-GOEM, que recebeu mais de 20 mil contribuições de professores, gestores, estudantes, pais e representantes dos sistemas de ensino.

2020 – Ampliação da carga horária e oferta de Projeto de Vida e Eletivas em 596 escolas estaduais nas turmas de 1º série.

2021 – Implantação do Itinerário Formativo Técnico – Profissionalizante em 48 turmas, de forma piloto, com a oferta das Trilhas de Aprofundamento de Administração, QuÍmica e Informatica.

2021 – Audiência Pública e aprovação do DC-GOEM pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás.

22 – Implantação de Trilhas de Aprofunamento em mais 367 escolas estaduais, na 2ª série, de forma piloto.

2023 – Implatação de Trilhas de Aprofunamento em todas as escolas estaduais e implantação completa do novo Ensino Médio.

Formação para professores sobre o novo Ensino Médio

 

Desde 2019, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou seminários e Lives formativas com os professores para prepará-los para o novo Ensino Médio. Com o avanço da implantação do novo Ensino Médio, esse diálogo entre a secretaria, Coordenações Regionais de Educação, gestores e professores continua.
Documento Curricular

Leia o Documento Curricular do novo Ensino Médio na íntegra:

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Atenção, professor! Encontre orientações pedagógicos sobre o novo Ensino Médio clicando aqui.

Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre o novo Ensino Médio

O novo Ensino Médio exclui disciplinas que antes faziam parte do currículo?
Não. O DC-GOEM estabelece como obrigatória a oferta dos componentes curriculares da Formação Geral Básica: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física. Além desses componentes obrigatórios, o aluno tem aulas de Eletiva (disciplina de livre escolha), Projeto de Vida e Trilhas de Aprofundamento.

Como será a oferta dos Itinerários Formativos? Cada escola terá que oferecer quantas opções para o aluno?
Cada escola deve oferecer duas opções de Trilha de Aprofundamento e duas opções de Eletiva. O aluno pode cursar a Trilha de Aprofundamento escolhida em outra unidade escolar.

Quando o estudante fará a escolha do Itinerário Formativo?
Na 2ª série. Para auxiliá-lo nessa escolha, o estudante terá aulas de Projeto de Vida desde a 1ª série, que vão desenvolver autoconhecimento, identificação de habilidades e planejamento para o futuro.

Quando o novo Ensino Médio será implantado nas escolas?
A partir de 2022, gradativamente. Todas as escolas de Ensino Médio já tiveram sua carga horária ampliada e contam com aulas de Projeto de Vida e Eletivas. Em 2022, 369 escolas vão começar a ofertar Trilhas de Aprofundamento para estudantes da 2ª série e, em 2023, a previsão é ampliar as trilhas para todas as escolas estaduais.

Qual a Língua Estrangeira ofertada no novo Ensino Médio? Inglês ou Espanhol?
A Lei nº 13.415/2017 tornou a Língua Inglesa obrigatória no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Por isso, todas as escolas devem ter aulas de Inglês, mas as unidades que desejarem podem ofertar também aulas de Espanhol como uma Eletiva.

Como será o novo Ensino Médio no turno noturno?
Para os estudantes do turno noturno, a Secretaria de Estado de Educação vai oferecer cursos de Educação a Distância (EaD) para complementação da carga horária.

Como será o novo Ensino Médio nas escolas de tempo integral? E nos colégios militares?
Todas as turmas de 1ª série de Ensino Médio dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) e escolas cívico-militares terão Trilhas de Aprofundamento, Eletivas, Projeto de Vida e carga horária ampliada em 2022. Nas escolas de tempo integral, a adequação para o novo Ensino Médio será realizada com a redução da carga horária do Núcleo Comum e a ampliação da carga horária de Núcleo Livre (parte flexível do currículo). O horário de aula será mantido normalmente.

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