Educação estadual define metas de aprendizagem para o Idego 2024
Pactuação de metas foi feita durante reunião das equipes pedagógica e administrativa da Seduc/GO e contou com o apoio do Instituto Unibanco
Equipes da Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc/GO) estabeleceram, nesta terça-feira (20/02), as metas de aprendizagem para o Índice de Desenvolvimento da Educação de Goiás (Idego) 2024. A definição foi feita em uma reunião da secretária de Educação, Fátima Gavioli, com diretores, superintendentes e gerentes da Seduc/GO, e que contou com a participação da gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo.
Durante a reunião, a equipe da Diretoria de Política Educacional da Seduc/GO apresentou um diagnóstico da rede estadual de Educação, elencando os índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática obtidos nas avaliações internas e externas, as taxas de aprovação e os últimos resultados do Idego.
Na oportunidade, a secretária Fátima Gavioli destacou os esforços realizados no sentido de promover a recomposição e ampliação da aprendizagem dos estudantes. Para ela, o mais importante é que, no pós-pandemia, todas as equipes se movimentaram em torno de um mesmo objetivo.
A diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Almeida, enfatizou, ainda, o trabalho no âmbito de envolver as escolas na busca pelos resultados e que foi concretizado por meio do estabelecimento de metas individuais para cada unidade escolar. “A diferença está na intencionalidade, no quanto a escola conhece a meta e reconhece como uma tarefa da comunidade escolar como um todo”, afirmou.
Fátima Gavioli aproveitou para reconhecer as contribuições do terceiro setor na implantação e execução das ações de recomposição e ampliação da aprendizagem. “O terceiro setor tem nos ajudado e nos apoiado”.
As metas
A reunião resultou na definição das metas para o Idego 2024, tendo como base o Circuito de Gestão Goiano. Na ocasião, foram apresentados três possíveis cenários de crescimento para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, cabendo às equipes a seleção de qual cenário seria a meta para 2024. Estes cenários partiram dos resultados do Idego obtidos em 2023, sendo 5,4 para os anos finais do Ensino Fundamental e 4,6 para o Ensino Médio.
Após a apresentação, coube à equipe definir quais seriam as metas de aprendizagem de cada etapa de ensino neste ano letivo de 2024. Na votação, ficou definido como meta para o Ensino Médio o atingimento do índice de 5,1 e, para o Ensino Fundamental, o índice de 5,9. Nos cenários está previsto, também, o crescimento nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
Para a gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, o grande desafio agora é compreender o que não foi possível fazer em 2023 e o que pode ser feito para o alcance das metas em 2024. Para ela, o momento é de olhar para as escolas com metas de crescimento altas e que estão mais vulneráveis, buscando compreender quais são os recursos necessários para que elas atinjam essas metas.
“O maior volume de desigualdade não está entre as escolas, mas dentro das escolas”, salientou, chamando a equipe para a compreensão das diferenças intraescolares.
O Idego
Instituído em 2019, o Idego é um instrumento de verificação da aprendizagem que reúne os resultados da prova do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e os dados de fluxo escolar da rede estadual.
O cálculo do Idego é feito a partir das médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática obtidas no Saego e das taxas de aprovação obtidas em cada etapa do Censo Escolar.
Anualmente, participam das verificações do Idego os alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é auxiliar na definição das estratégias de intervenção na aprendizagem da própria rede estadual de Educação. (Texto: Ana Carolina Jobim/ Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Alexandra Rita)