Durante Encontro de Gestores da Rede Estadual, Seduc Goiás promove evento preparatório para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2022
Debates realizados nesta terça-feira (28/06) tiveram como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade na Educação de Goiás’. Evento contou com a presença da secretária Fátima Gavioli, entre outros especialistas da área
Na abertura do II Encontro de Gestores da Rede Estadual de Ensino, realizado nesta terça-feira (28/06) no Centro de Eventos da UFG, em Goiânia, um dos destaques da programação foram os painéis temáticos que serão discutidos durante a IV Conferência Nacional de Educação (Conae), em novembro.
Em 2022, a conferência terá como foco principal o debate acerca da ‘Inclusão, Equidade e Qualidade na Educação de Goiás’. Na manhã desta terça-feira, palestrantes e representantes de comunidades tradicionais trouxeram reflexões sobre a importância da inclusão começar a ser trabalhada desde cedo nas escolas.
Na mesa de debate, foram discutidos dois eixos temáticos. O primeiro tratou sobre Educação e Inclusão e o segundo versou sobre Educação, Equidade e Qualidade. Para discutir sobre a inclusão estavam presentes a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc Goiás, Núbia Rejaine; professor Euder Arras Barretos; psicóloga Beth Fernandes; vereador William Veloso; gestora pedagógica Jacira Gomes e o representante do Povo Karajá, Sinvaldo Wahuka.
No debate sobre Educação, Equidade e Qualidade, a mesa foi composta pela superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental Giselle Faria; presidente da União dos Dirigentes Municipais de Goiás (Undime), Miguel Ribeiro; além de representantes da Seduc Goiás. O encontro preparatório também contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, coordenadora geral do Conae.
Inclusão, equidade e qualidade
O professor Euder Arras Barreto ressaltou, em sua fala, que a inclusão dos jovens está associada à qualidade do ensino e que é muito importante trabalhar temáticas específicas dentro das unidades escolares. "Temos que nos atentar às diversidades, falar sobre as diferenças das pessoas e fazer um esforço para eliminar as desigualdades e barreiras encontradas", defendeu ele.
Para Giselle Faria, superintendente de Ensino Fundamental da Seduc Goiás, os profissionais da Educação precisam trabalhar juntos com um só objetivo. Já Miguel Ribeiro, presidente da Undime, fez a seguinte consideração: "Estamos aqui para garantir o futuro da Educação e precisamos levar um ensino digno e de qualidade para os nossos jovens".
Programação
O II Encontro de Gestores da Rede Estadual de Educação começou nesta terça-feira (28/06) e será encerrado nesta quarta-feira, dia 29. Durante o evento estão sendo tratados assuntos sobre como o Documento Comum Curricular de Goiás (DCGO), o Plano Estadual de Educação (PEE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O encontro conta com a participação de equipes das 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) e, nesta edição, abriu espaço para apresentações culturais e para a exposição de trabalhos dos estudantes em todo o Estado.