Alunos do Cepi Parque Santa Cruz lançam coletânea de poesia ‘O que é o amor’

Estudantes do Ensino Fundamental II do Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Parque Santa Cruz, de Goiânia, lançaram, nesta sexta-feira (18/10), a coletânea de poesia “O que é o amor”. O livro é fruto da união dos projetos Pomar Literário, desenvolvido pela escola e Universo de Cultura para Todos, de Daniana dos Santos.

A criação de um livro escrito especialmente pelos alunos surgiu de maneira espontânea. Ao apresentar a Biblioteca da escola aos estudantes novos, a bibliotecária Elisangela Rodrigues buscou incentivá-los a criar o hábito de leitura e a praticar a escrita com o apoio dos professores. Nascia então o Pomar Literário, projeto escolar repleto de atividades voltadas à literatura durante o ano.

Convidada a dar uma palestra sobre a importância da leitura e escrita aos alunos, Daniana passou a realizar encontros com os estudantes e propôs para a bibliotecária a criação de um livro, então chamado ‘O que é o amor’. A temática escolhida (amor) se deu pelas emoções expressadas pelos alunos, além de ser um sentimento presente nas artes.

“No início era uma coisa pequena que, aos poucos, foi crescendo e então se tornou o livro que temos hoje. Estou muito orgulhosa dos nossos alunos porque tivemos aprendizagens ricas que vamos levar para a vida e todo o projeto tomou uma dimensão além do que eu esperava”, celebrou Elisangela.

Literatura que transforma

A aluna Kaily Silva, do 9º ano, é uma das autoras da coletânea e contou que o projeto contribuiu para que gostasse mais da leitura e escrita, além de perceber que os sonhos podem se tornar realidade. “O projeto significou um desenvolvimento tanto de cultura pessoal, à qual eu não me empenhava e agora eu empenho, quanto em entender que, com esforço e dedicação, posso realizar os meus sonhos”, disse a estudante.  

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo