Alunos da rede pública são premiados no Goiás na Ponta do Lápis
Era baile de formatura em Morrinhos. João Vitor Assunção já tinha motivos de sobra para comemorar, pois celebrava a conclusão do Ensino Médio, quando recebeu a notícia da direção do Colégio Estadual Bernardino Guimarães de que foi um dos campeões da 12ª edição do Concurso Goiás na Ponta do Lápis. Nesta quarta-feira, 14/12, vestiu um blazer e subiu ao palco do auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa de Goiás, para receber a premiação junto a outros 17 estudantes e três escolas vencedoras em todo o Estado.
O tema do concurso esse ano foi “Histórias Reais de Combate ao Aedes”. João Vitor, que tem 16 anos, resolveu se inscrever com uma paródia. Usou como inspiração a canção de Geraldo Vandré, “Pra não dizer que não falei das f”lores”. “Estava comemorando a formatura com os meus amigos, na semana passada, quando soube que fiquei em 1º lugar na categoria E do concurso. Sinceramente, não esperava. Fiquei muito feliz”, comemorou o aluno que, além de um notebook, ganhou bolsa de estudos integral da Fasam.
Representando a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o chefe de gabinete Antônio Celso Fonseca participou do evento desta tarde e comentou que todos os estudantes que se inscreveram no concurso são motivo de orgulho. De acordo com a organização do evento, foram mais de 900 mil produções. “Estamos aqui só para dizer que vocês cumpriram aquilo que foi proposto, parabéns a todos. Ver alunos, pais e professores e reunidos aqui coroa todo o esforço realizado ao longo do ano”, disse durante o discurso.
O diretor-presidente do jornal Tribuna do Planalto, Sebastião Barbosa, comemorou os números registrados na 12ª edição do Goiás na Ponta do Lápis. O concurso foi lançado pelo jornal em 2003 e tem o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da Secretaria de Estado da Saúde.
Nessa edição foram abertas outras modalidades além da redação, como paródia, poesia, desenho e até vídeo. Participaram alunos das redes pública e privada. “Quero dizer que vocês já deram o presente de Natal aos seus pais. Não existe melhor presente do que saber que seu filho superou milhares de outros trabalhos e está sendo premiado por isso”, comemorou o diretor do jornal.
Novos rumos
Érica Pereira, de 34 anos, é aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Morrinhos. Casou-se muito nova e dedicou grande parte da vida à criação dos filhos. Para isso, precisou abandonar os estudos. Retomou recentemente, com a intenção de concluir o segundo grau. Agora já faz planos para o ano que vem: pretende ingressar na faculdade. O sonho está bem próximo porque a aluna da rede pública venceu a categoria F do concurso e, assim como João Vitor, ganhou bolsa de estudos.
“É uma alegria muito grande, meus filhos estão orgulhosos de mim”, disse Érica, com a medalha no peito e o certificado em mãos. “Para vencer o concurso eu usei a minha própria história. Fiz uma memória sobre o que passei quando tive dengue. Não desejo a ninguém, por isso minha motivação de orientar as pessoas para que se previnam”, completou.
O coordenador geral do concurso, Enoel Júnior, destacou que alunos como a Érica e o João Vitor foram estimulados a participar graças ao trabalho de divulgação e incentivo, que teve apoio decisivo da Seduce. De acordo com ele, foram percorridos 15 mil quilômetros até que todas as 40 subsecretarias regionais foram visitadas e convidadas a participar. “Considero essa a maior edição que já realizamos. Os alunos se envolveram em todos os cantos do Estado, cobrando da sociedade o combate ao mosquito”, celebrou.
Outro destaque da rede pública estadual foi o Colégio Estadual Laurentino Martins, de Goianésia, 1º colocado na categoria Vídeos. Essa modalidade dependeu da votação popular. De acordo com o diretor da unidade, Valdeci Martins, todos no município se mobilizaram para apoiar o projeto da escola. O resultado foram 71.744 votos. “O maior prêmio é a conscientização que um trabalho como esses promove. Também é importante para mostrar aos nossos alunos o quanto são capazes”, disse.
A solenidade de encerramento do Goiás na Ponta do Lápis premiou 18 alunos, sendo os três melhores de cada categoria, e três escolas cujos vídeos somaram o maior número de votos pela Internet. Os prêmios foram: 12 notebooks, seis TVs de 24 polegadas, seis smartphones, três bolsas de estudo, um Datashow, uma TV de 43 polegadas e uma câmera fotográfica. Confira os premiados:
Vencedores gerais Goiás na Ponta do Lápis.pdf
Além de alunos, pais, professores, diretores e subsecretários, o evento de premiação contou com a presença de representantes da Seduce, do jornal Tribuna do Planalto, além de prefeitos e secretários de Educação municipais. A Secretaria de Estado da Saúde, que também é parceira, enviou como representante a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito.
Goiânia, 14 de dezembro de 2016.
Comunicação Setorial da Seduce