A História da Seduc

Onde o homem passou e deixou marca de sua vida e inteligência, aí está a História.

COULANGES, 1989.

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC) é um órgão da administração pública do Governo de Goiás, com atribuições para organizar, desenvolver e aprimorar políticas e práticas administrativas e pedagógicas, nos âmbitos legais de sua jurisdição, em confluência com os planos, normativas e diretrizes educacionais nacionais.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

O recorte apresentado, dos anos de 1930 a 2019, traz uma breve retrospectiva da organização da educação pública estadual de Goiás, refletindo os interesses dos governantes em difundir os processos de escolarização, como consequência das políticas de modernização econômica e de reconstrução educacional no Brasil.

Em mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado de Goiaz, na 2ª Sessão Ordinária da 1ª Legislatura, em 1º de julho de 1936, o Governador Estadual Pedro Ludovico Teixeira, já sinalizava para as novas prerrogativas da instrução e educação popular.

 

Em bôa hora já se cogita da organização, com a cooperação de todos os Estados, do Plano Nacional de Educação, que, em seu conjunto, estabelecerá princípios por que o problema máximo da nacionalidade passará a ser visualizado não apenas como questão do interesse de cada unidade federativa, isoladamente, mas como realização antes que tudo nacional, ligada diretamente ao desenvolvimento e unidade do Paiz (TEIXEIRA, INSTRUCÇÃO PÚBLICA, p. 9, 1936)

Frente às novas conjunturas administrativas dos anos de 1930, o governo estadual transferiu a capital goiana, da Cidade de Goiás (antiga Vila Boa) para Goiânia, mediante Decreto nº 1816, de 23 de março de 1937, o que, consequentemente, desencadeou a mudança de diversos órgãos e secretarias estaduais para o novo município. 

Assim, houve a criação da Secretaria de Estado da Educação e Saúde, por meio do Decreto-Lei nº 234, de 06 de dezembro de 1944, com amparo no Decreto-Lei Federal nº 1.202, de 8 de abril de 1939. Posteriormente, a Lei 10.160, de 09 de abril de 1987, alterou a nomenclatura do órgão, com a denominação de Secretaria de Estado da Educação (SEE). 

Em 1989, o Regimento Interno da SEE trouxe a reorganização das categorias e finalidades da educação estadual de Goiás, cujo Capítulo I, Art. 1º, institui como suas competências: a promoção da qualidade do ensino; o controle e a fiscalização do funcionamento dos estabelecimentos de ensino, nos diversos graus e níveis; o controle dos recursos financeiros de custeio, os investimentos no sistema e o processo educacional permanentemente; a assistência aos municípios de modo a habilitá-los na absorção de responsabilidades na oferta, operação e manutenção de finalidades educacionais; o suprimento necessário à escolarização regular aos adolescentes e adultos que não haviam iniciado ou concluído os estudos na sua idade própria, com vistas ao prosseguimento regular, além de outras atividades correlatas (SEE/REGIMENTO INTERNO, FLS. 02, ART.1º, INCISOS I a VI, GOIÂNIA, 1989).

Mediante atos e decretos legais da educação de Goiás, oficializados pelos governadores que exerceram os mandatos entre os anos de 1940 a 2018, a Secretaria de Educação do Estado de Goiás contou com os seguintes representantes da pasta: 

smartslider3[6]

Destacamos como importante o trabalho realizado por todos os Secretários de Educação que estiveram à frente da gestão administrativa e pedagógica, por trazerem significativas contribuições para os avanços nas políticas e ações públicas para a Rede Estadual de Educação de Goiás

A SECRETARIA HOJE

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) é representada, atualmente, pela Professora Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira, a convite do Governador de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado. Sua posse ocorreu no dia 02 de janeiro de 2019. Cumpre destacar que, no período de 2014 a 2017, Fátima Gavioli atuou também como Secretária de Educação do Estado de Rondônia.

A nova sede da Secretaria localiza-se no espaço anteriormente denominado de Instituto de Educação de Goiás (IEG), na Avenida Anhanguera, Número 1630, Setor Leste Vila Nova, em Goiânia, Goiás, CEP 74643-010.

A mudança da antiga sede, localizada à Av. Anhanguera, nº 7171 Setor Oeste, CEP 74.110.010, para a nova foi estrategicamente planejada em conformidade com as equipes técnicas de governança e de infraestrutura, sendo prioritariamente pensada nos ideais de uma educação mais qualitativa para todos, consolidada em tempos e espaços ricos de oportunidades e de vivências com os saberes e experiências de vida, educação e trabalho.

Além dos aspectos citados, uma das maiores intenções da Secretária de Educação é o desejo de reforçar os sentimentos de pertencimento e de identidade dos profissionais para com a instituição a qual pertencem, de modo que todos sejam partícipes e colaboradores para com os processos de construção das bases e fundamentos da educação, da escola, do ensino e da aprendizagem.

A Educação é o que fez toda a diferença na minha vida. Depois que eu comecei a estudar, nuncamais parei. E nunca mais parei de crescer profissionalmente também”.

(GAVIOLI, 03/04/2019) REVISTA NOVA ESCOLA

As novas instalações representaram ganhos tanto em termos econômicos, com a redução de despesas com aluguel de imóveis, uma vez que o patrimônio é próprio, como em termos sociais, observados na integração entre as pessoas e ampliação das facilidades de comunicação e trabalho, uma vez que os setores e departamentos partilham de ambientes que se interligam, o que tem assegurado maior qualidade e eficiência nos serviços e atendimentos.

(…) Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e

faz doces.

Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha

um poema.

E viverás no coração dos jovens

e na memória das gerações que hão de

vir.

Esta fonte é para uso de todos os

sedentos.

Toma a tua parte. Vem a estas

páginas e não entraves seu uso aos

que têm sede.”

Cora Coralina

 

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo