Seduce promove curso para merendeiras e programas de incentivo à educação no Governo Junto de Você

O governador José Eliton visitou a cozinha experimental, montada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) na 65ª edição do Governo Junto de Você, logo após a abertura do programa, na manhã desta segunda-feira (25/6), na Praça Cívica. O governador cumprimentou as merendeiras da rede, que participam do curso de capacitação, e experimentou a famosa torta da merendeira Osmarina Pereira Assini, ganhadora do 1º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, do Ministério da Educação (MEC).

Na ocasião, José Eliton e a superintendente Executiva de Educação, professora Zenilde Maria Teixeira, que representou o secretário Marcos das Neves, também fizeram a entrega simbólica de kits merenda para 32 escolas de Tempo Integral ligadas à Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece) de Goiânia.

As entregas destes kits têm sido realizadas pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce, às regionais de todo o Estado. No total serão mais de 34 mil kits disponibilizados, contemplando mais de 60 Escolas de Tempo Integral. Somente em Goiânia serão 3 mil estudantes beneficiados.

O Governo Junto de Você será realizado pela Secretaria de Governo durante toda a semana, de 25 a 29 de junho, com vários serviços disponibilizados para a comunidade. A Seduce participa com estandes do Aprender+ e Palma da Mão para apresentar à população, especialmente pais, professores e estudantes, esses dois programas e outros benefícios implantados na rede estadual. Também está presente com o programa Goiás + Enem na TV, que é exibido no estande da TV Brasil Central (TBC).

A abertura do Governo Junto de Você na Praça Cívica foi prestigiada por um grande número de prefeitos das cidades vizinhas, vereadores, deputados federais e estaduais, secretários de Governo e do município de Goiânia, além de diretores de entidades de classe e de outras lideranças políticas e religiosas.

 

Cozinha experimental

As merendeiras de Goiânia e região têm a oportunidade de participar de cursos e oficinas durante os cinco dias, sempre com turmas pela manhã e à tarde. A capacitação é oferecida na cozinha experimental pela equipe da Seduce, que ensina receitas, oferece orientações sobre boas práticas na cozinha, manipulação dos alimentos, hortas escolares e gestão da merenda.

A supervisora de merenda Sandra Cristina Silva e a merendeira Gilma Alves de Oliveira, do Colégio Polivalente Tributário Henrique Silva, participaram do curso de capacitação pela manhã. As duas destacaram a importância da troca de experiência promovida pela iniciativa da Seduce. “Aprendemos muitas coisas práticas, dicas para melhorar ainda mais a qualidade do lanche no dia a dia da escola”, ressaltou Gilma.

A merendeira Osmarina Pereira Assini ensinou a receita da torta de batata com peixe, prato vencedor do concurso do MEC. “É um prato viável, que pode ter variações. Todo mundo gostou, e fizemos muitas trocas de dicas sobre merenda na escola”, salientou.

Presente na cozinha experimental, as nutricionistas Camila Tavares, Natália Souza e Luma de Paula Franco integram a equipe da Seduce e oferecem os ensinamentos sobre boas práticas na manipulação dos alimentos, tiram dúvidas e estimulam a inovação da merenda escolar.

 

Incentivo à educação

Além da cozinha experimental, a Seduce está com estandes do Aprender+ e do aplicativo Palma da Mão montados no Governo Junto de Você. Ali a comunidade tem acesso a exemplares do Caderno Aprender+, um material complementar de Matemática e Língua Portuguesa que chamou a atenção de quem passava.

A tecnóloga Carla Linhares, moradora do Setor Negrão de Lima, conheceu o programa e quis levar alguns cadernos para apresentar aos diretores de uma escola particular de sua região. “Educação é a chave para formar o cidadão, me encanta muito esses projetos e quero levar esse exemplo de inovação para a escola, que vai agregar ao ensino da escola”, comentou.

Muitas pessoas também se interessaram pelos livros com o intuito de voltar à sala de aula. Caso do serralheiro autônomo Paulo Gomes Silva que deixou a escola quando cursava a 7ª série há mais de dez anos. “Estou pensando em estudar novamente, peguei os livros para dar uma relembrada e entrar para uma turma para adultos”, disse, referindo-se ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual de ensino.

Quem visita os estandes da Seduce conhece ainda o aplicativo Palma da Mão, que facilita o acesso a informações escolares com uso da tecnologia. Já foram realizados mais de 128 mil downloads do aplicativo de celular por alunos da rede, seus pais e responsáveis, que por meio do Palma da Mão têm acesso a informações como boletim escolar, frequência e horário das aulas.

 

Goiânia, 25 de junho de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo