Estudantes da Rede Estadual de Educação em Itumbiara lançam livros produzidos em sala de aula
Ao todo, 70 estudantes do Ensino Fundamental produziram obras com base em suas próprias histórias. Também fizeram as ilustrações
Alunos do Ensino Fundamental II, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Homero Orlando Ribeiro, de Itumbiara, tiveram a oportunidade de produzir dois livros na eletiva Produção Literária. A disciplina, ministrada pela professora de Língua Portuguesa, Ana Lúcia Alves, foi ofertada em dois semestres. O produto de cada eletiva são os livros: “O Começo de Nossas Histórias” e “Poesias para os Povos Indígenas do Cerrado”. Duas turmas de 35 estudantes tiveram participação ativa nestas produções, fazendo, inclusive, as ilustrações.
Segundo a professora Ana Lúcia, o projeto da eletiva surgiu da necessidade de reforçar o trabalho de leitura e produção de texto com os estudantes da unidade. “Pensamos que uma boa forma de os estimular seria mostrando a eles que a escrita pode ser prazerosa e que eles são capazes de produzirem bons textos, sendo escritores de suas histórias”, explica.
Mergulhar em suas próprias histórias foi a proposta da primeira oferta da eletiva, no segundo semestre de 2023, resultando na elaboração do “O começo de Nossas Histórias”. Foram trabalhados temas voltados à reflexão sobre problemas sociais e emocionais que os alunos veem em seu cotidiano, com as pessoas com as quais convivem e com eles mesmos.
A segunda oferta da eletiva resultou na elaboração do “Poesias para os Povos Indígenas do Cerrado”, dentro da temática do concurso cênico-literário. “Passei vários vídeos à turma para podermos discutir sobre os povos originários. Também trabalhamos pesquisa sobre os povos indígenas de Goiás. Então, a partir dessa preparação, nós partimos para as produções dos poemas. Foram produções que eles fizeram a primeira escrita, aí eu devolvi, revisei, e eles melhoraram os textos, fizeram a reescrita”, conta Ana Lúcia.
Maior domínio da linguagem e do conhecimento cultural
O aluno Davi Magalhães, de 12 anos, faz o 7° ano no Cepi e pôde participar por duas vezes da eletiva de Produção Literária. Para ele, a experiência foi importante por dar oportunidade para a turma se aprimorar na escrita de poemas, crônicas e artigos de opinião. “Além de que nós, alunos, perdemos o medo de nos expressar em público, porque, querendo ou não, a gente precisou deixar a vergonha de lado para se expressar para outras pessoas”, destaca Davi.
Arielly Andrade, de 14 anos, também contou que melhorou a qualidade de seus textos, incluindo leitura e escrita, ao participar da eletiva na produção do livro sobre povos originários. A aluna do 9° ano reforçou, ainda, a importância da escola em oferecer aos estudantes a capacitação em diversos gêneros literários, não só para adquirirem um domínio satisfatório da Língua Portuguesa, mas também, para ampliar o conhecimento cultural dos jovens. “As atividades que fizemos, debates, análise de textos, produções e apresentações, incentivaram bastante para esse desenvolvimento dos alunos”, afirmou.
Metodologia que aproxima o aluno de sua história
Na rotina da disciplina, os alunos puderam realizar debates, diálogos, pesquisas e apresentar suas próprias reflexões acerca dos temas tratados. Através dos chromebooks, recebidos no Cepi, as turmas puderam produzir seus textos e poemas, contando com a revisão da professora Ana Lúcia e com o acolhimento dos colegas.
“E a gente se emocionou muito em todo esse processo. Principalmente, na produção do primeiro livro, em que os textos que os meninos produziram são mais pessoais, com histórias de vida. Bem íntimos, eles falam mesmo, abrindo o coração. Então, tivemos aulas de muita emoção, que nós até chorávamos com a leitura dos textos”, contou a professora. (Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO)