Goiás apresenta crescimento da Alfabetização entre 2021 e 2023
Dados apresentados na reunião do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, realizada em Brasília, mostram que Goiás é o 4° colocado em nível de Alfabetização entre os estados brasileiros
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Goiás tem apresentado grandes avanços na Educação pública no período de 2021 a 2023. Uma pesquisa, apresentada pelo Governo Federal, na manhã desta terça-feira (28/05), no Palácio do Planalto, em Brasília, mostra que Goiás teve um crescimento significativo no percentual de estudantes alfabetizados até o 2° ano do Ensino Fundamental, saindo de 39%, em 2021; para 67%, em 2023.
Com o objetivo de apresentar os índices de desenvolvimento da Alfabetização de cada estado brasileiro, a reunião também teve o intuito de fortalecer o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada entre estados e municípios, por meio da pactuação das metas no período de 2024-2030.
O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli; governadores e secretários estaduais de Educação de todos os estados brasileiros.
Avanços em Goiás
De acordo com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, desde que assumiu a gestão estadual, em 2019, o governo tem proposto soluções importantes no enfrentamento dos desafios educacionais, sendo que um deles era o combate ao analfabetismo. “Eu aprendi muito no momento em que cheguei ao Governo de Goiás e encontrei um percentual de mais de 70% das crianças que não sabiam ler, nem escrever, e muito menos interpretar um texto no 2° ano do Ensino Fundamental,” afirmou.
Segundo o governador, o crescimento nos índices da Alfabetização foi possível por meio do Programa AlfaMais Goiás, criado em 2021 e implantado no Estado antes da criação do programa federal. “Hoje, chegamos a este avanço substantivo no Estado de Goiás após o desenvolvimento do programa AlfaMais,” ressaltou.
Criança alfabetizada
No evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre essa primeira vez em que há um parâmetro do que significa uma ‘criança alfabetizada’, e destacou ser fundamental o fortalecimento em todos os estados brasileiros do compromisso de se alfabetizar na idade certa. “O MEC está aqui para apoiar vocês, mas o protagonismo é dos estados, dos municípios e das redes públicas de Educação, estadual e municipais, que estão à frente do programa,” destacou o ministro.
Assim como o ministro Camilo, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também destacou a importância do compromisso com os estados e municípios. “Vamos acompanhar as redes de perto, para analisar como é que a gente pode melhorar, ainda mais, a Educação Básica na rede pública brasileira. Este compromisso é o pontapé inicial,” afirmou o presidente.
Alfabetização em Goiás
Goiás ficou em 4° lugar no ranking da Alfabetização comparado aos outros estados brasileiros, conforme a apresentação do MEC, desta terça-feira (28/05). O crescimento dos índices da Alfabetização no estado se dá após a implementação do Programa AlfaMais Goiás, criado em 2021, pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seduc/GO) e implementado em colaboração com os municípios goianos.
De acordo com a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, a média do Estado é maior do que a média brasileira. “O Brasil está com a pontuação de 56 e nós estamos com 67. Ficamos em 4° lugar no país, mas nós temos dois anos do AlfaMais. Então, assim, imaginem vocês daqui a oito, nove, dez anos… Sem dúvidas, vai ser um sucesso absoluto,” celebra Gavioli. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Solimar Oliveira)