Tesouro Estadual promove capacitação para aprimoramento da gestão das finanças públicas
Curso ministrado pelo professor e escritor Paulo Henrique Feijó visa o aprimoramento da gestão financeira com a participação de servidores das unidades setoriais da área de finanças de todos os órgãos estaduais
Para concluir o plano de capacitação profissional de 2024, a Subsecretaria do Tesouro Estadual, da Secretaria da Economia, promove durante toda a semana o Curso de Modernização das Finanças Públicas, ministrado pelo professor Paulo Henrique Feijó. O treinamento alcança mais de 150 servidores de finanças de todos os órgãos estaduais e foi dividido em três etapas.
A primeira parte, na segunda-feira (2/12), contou com a participação do secretário Sérvulo Nogueira e da secretária-adjunta, Renata Lacerda, além dos líderes das áreas de Finanças, Orçamento e Planejamento. Foi abordado o diagnóstico sobre o estágio de maturidade da gestão das finanças por meio de uma oficina.
A capacitação prossegue hoje (terça-feira), no Crystal Plaza Hotel, voltada para cerca de 135 servidores de vários órgãos estaduais, também ministrado pelo professor Henrique Feijó. O módulo aborda um vasto conteúdo de Administração Financeira e Orçamentária, como planejamento do governo com detalhamento de competências, prazos e estrutura da Lei de Diretrizes Orçamentárias e sua integração entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), princípios orçamentários, além da execução orçamentária e financeira.
“A qualificação é essencial para assegurar o cumprimento das metas fiscais para uma gestão eficiente de recursos públicos e para a transparência na execução orçamentária. Como órgão central, é nossa responsabilidade oferecer acesso para os servidores às novas ferramentas, às mudanças legais e a boas práticas para contribuir com a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população, que é o objetivo final do Governo Estadual”, ressaltou o subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier de Oliveira.
O terceiro módulo, na quinta-feira (5/12) e sexta-feira (6/12), é voltado para 15 servidores da área central do Tesouro Estadual, com abordagem de gestão financeira com foco na modernização da tesouraria, controle de ingressos e saídas de recursos na Conta Única do Tesouro (CUTE) e instrumentos de transparência e controle.
Também serão apresentados casos de sucesso de vários entes da Federação. “Vamos compartilhar experiências do Tesouro Federal, de alguns governos estaduais e prefeituras, com o intuito de trazer boas práticas para o Estado de Goiás”, pontuou o professor Paulo Henrique Feijó, que escreveu três livros nas áreas de Gestão Orçamentária, Gestão Fiscal e Gestão Financeira.
Rede de Finanças
A capacitação integra as ações da Rede de Finanças composta por servidores da Subsecretaria do Tesouro Estadual e unidades setoriais de finanças dos demais órgãos da administração pública direta e indireta. A rede integra o Sistema Estruturador Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças Estadual (SIPOFE).
Secretaria de Economia – Governo de Goiás