Subsecretário Diego Pacheco participa de Seminário Internacional sobre Boas Práticas de Planejamento, em Brasília
O Subsecretário de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Economia, Diego Pacheco, participou do Seminário Internacional sobre Boas Práticas de Planejamento de Médio e Longo Prazo promovido pelo Ministério do Planejamento e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID,) nesta terça-feira (2/4), em Brasília.
No Seminário foram apresentadas as experiências de Chile, Reino Unido, Portugal, Coreia do Sul, Finlândia e Alemanha, além da experiência do próprio governo federal.
Participaram do evento servidores, autoridades e pesquisadores de diversas entidades relacionadas ao Planejamento estatal, incluindo o Ministério do Planejamento e Orçamento, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos países apresentados no encontro.
De acordo com o Subsecretário de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Diego Pacheco, “eventos como esse são importantes para conhecimento das tendências mais recentes. É relevante nos inserirmos em um processo contínuo de atualização em relação às práticas mais recentes em termos de planejamento da ação estatal”.
“Os painéis mostraram desafios comuns aos diversos países, como a elaboração de um instrumento de planejamento que efetivamente guie as ações dos governos, mas que, ao mesmo tempo, tenha flexibilidade para incorporar novas demandas da sociedade. A regionalização de indicadores e o alinhamento à gestão orçamentária e financeira também foram destacados”, ressaltou Diego Pacheco.
Segundo Diego, o Planejamento no Estado de Goiás é frequentemente objeto de avaliações para implementação de melhorias, mas também mostra que está no caminho certo. Ele destacou ainda que o novo PPA 2024-2027 implementado em Goiás guarda, desde sua elaboração, sintonia com as melhores práticas internacionais. “Isso não significa, contudo, que não seja objeto de contínuo processo de crítica e aperfeiçoamentos”, complementou.
“O seminário mostrou que temos no Estado desafios análogos aos enfrentados em diversos países do mundo, inclusive na União. Contudo, o alinhamento à gestão orçamentária e financeira do PPA 2024-2027 e a possibilidade de monitoramento em tempo real de sua execução financeira já mostram com clareza o forte avanço obtido no Estado. Estamos no caminho certo”, concluiu.
Comunicação Setorial – Economia