Secretaria da Economia recebe auditoria em gestão de riscos in loco da CGE/GO
Objetivo é avaliar o nível de maturidade na Gestão de Riscos da Secretaria, um dos principais eixos temáticos do Programa de Compliance Público
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Como parte do Regulamento do Prêmio “Governança do Programa de Compliance Público” deste ano, a Secretaria da Economia recebeu a visita da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) no dia 11 de junho para uma avaliação presencial em Gestão de Riscos do órgão, que é um dos eixos temáticos do Programa de Compliance Público Estadual
A auditoria foi acompanhada pelo Escritório de Compliance, que apresentou as evidências necessárias para atender ao item “Questionário de Maturidade em Gestão de Riscos”, avaliando a internalização do tema na Secretaria.
A gestora de Finanças e Controle da CGE-GO, Suellen Dantas Tobias, afirmou que a avaliação in loco está sendo realizada em todos os órgãos dos grupos 02 e 03, conforme o Regulamento da Premiação de Governança. “O objetivo é realizar a 1ª Fase da Auditoria Baseada em Risco (ABR) na Secretaria da Economia, conforme o escopo definido na Matriz Integrada de Planejamento e Procedimento (MIPP), a qual trará os resultados a serem computados para o Prêmio Governança deste ano”, ressaltou.
“Foi muito válida essa interação com a CGE para a identificação de pontos fracos e, consequentemente, sugestões de melhorias na governança do processo de gestão de riscos”, destacou a coordenadora do Escritório de Compliance da Secretaria, Jacqueline Bueno.
As avaliações in loco, realizadas pela CGE, visam avaliar a internalização da cultura em Gestão de Riscos, que é um dos eixos temáticos do Programa de Compliance Público Estadual, vinculada ao Planejamento Estratégico e a resultados mais eficazes.
Na comitiva da CGE, estavam os Gestores de Finanças e Controle, Suellen Dantas Tobias e Renato Simão Bernardes. Eles foram recebidos pela superintendente de Gestão Integrada (SGI), Juliana Manzi, pela coordenadora do Escritório de Compliance, Jacqueline Bueno, e por Anna Carolina Souza e Lívia Lima de Assunção, integrantes do programa na Secretaria da Economia.
Gerenciamento de Riscos
O Gerenciamento de Riscos realizado de forma assertiva e eficiente contribui para a melhoria da confiança dos cidadãos nos órgãos públicos, subsidiando informações para a tomada de decisão e proporcionando melhor desempenho na realização dos objetivos estratégicos dos órgãos, com ações preventivas de mitigação de riscos.
Normatização
Pelo regulamento, o Prêmio “Governança do Programa de Compliance Público” destaca-se pela importância de promover a eficácia da administração da gestão pública por meio da abordagem de temas relevantes, tais como: Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Riscos,
Gestão de Projetos e Contratos, Capacitação, Comunicação Estratégica, além de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) nos órgãos da administração direta do governo estadual.
O objetivo geral é reconhecer e premiar boas práticas de governança e gestão de riscos que indiquem alinhamento dos controles estratégicos das instituições, visando entregas mais efetivas para a sociedade.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás