Secretaria da Economia e UFG apresentam novos Painéis Fiscais e encerram convênio de inovação tecnológica

Parceria estratégica resultou no desenvolvimento de plataformas de inteligência de dados para modernizar a gestão fiscal e ampliar a transparência das contas públicas de Goiás

A Secretaria de Estado da Economia realizou, nesta quarta-feira (17/12), a reunião de encerramento de convênio firmado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), voltado ao desenvolvimento científico e tecnológico aplicado à administração pública.

Instituído pelo convênio nº 01/2022, o trabalho teve como foco a automatização da integração de dados contábeis e fiscais para apoiar a tomada de decisão dos gestores públicos, com destaque para a sistematização, em bases corporativas, de dados fiscais de todas as Unidades da Federação e para o desenvolvimento de novos painéis fiscais dos Estados.

O encontro, realizado no Auditório do Complexo Fazendário, reuniu servidores da Subsecretaria do Tesouro Estadual e a equipe técnica da universidade para a apresentação dos resultados do projeto “Painel de Informações Econômicas do Estado de Goiás”.

Durante a reunião, foram demonstradas as duas principais macroentregas estabelecidas no Plano de Trabalho. A primeira, Plataforma de Busca Online, é um portal amigável de disponibilização de dados econômicos, desenhado para garantir que qualquer cidadão consiga acessar e baixar informações sobre as contas do Estado, promovendo maior transparência. Já o Dashboard de Indicadores é um painel analítico que agrega os principais indicadores econômicos de Goiás, permitindo uma visualização ágil e estratégica da situação fiscal.

Resultado positivo

Conforme o subsecretário Wederson Xavier de Oliveira, a entrega representa um passo importante na modernização do Tesouro Estadual. Além de facilitar o acesso à informação, os novos softwares de consulta e dashboards analíticos fornecem à Secretaria da Economia instrumentos robustos para o monitoramento do equilíbrio fiscal e para o planejamento estratégico do Estado nos próximos anos.

Wederson também ressaltou que um dos maiores ganhos do convênio foi a consolidação, de forma sistematizada, de informações fiscais de outras unidades da Federação, com atualização em tempo real. “A grande entrega, para o Estado, é termos agora dados comparáveis e disponíveis de maneira contínua sobre as variáveis fiscais de outros Estados. Isso nos permite verificar como Goiás se comporta frente às demais unidades da Federação e, sobretudo, entender se a trajetória das nossas principais variáveis decorre exclusivamente de ações do Estado ou se reflete fatores conjunturais que afetam a todos. Esse componente comparativo qualifica o diagnóstico e melhora muito a tomada de decisão”, afirmou o subsecretário.

Já o superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Borges de Rezende, destacou que o Painel de Informações Econômicas será utilizado no dia a dia das equipes, inclusive na produção de relatórios e painéis expositivos para audiências públicas e boletins fiscais. “O Estado de Goiás é reconhecido nacionalmente pela produção de informações com qualidade. Isso nos gera respeito dos órgãos de controle e credibilidade junto à sociedade goiana”, afirmou o superintendente.

Tecnologia a serviço do equilíbrio fiscal

O projeto foi executado por pesquisadores da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG) e do Instituto de Informática (INF), incluindo especialistas vinculados ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA).

A cooperação técnica teve como objetivo preencher lacunas na gestão pública através de sistemas de inteligência capazes de identificar padrões e otimizar processos que antes eram manuais. Sob a coordenação do professor Marcos Inácio Severo de Almeida, a equipe multidisciplinar uniu conhecimentos de Teoria Econômica, Finanças Públicas e Ciência de Dados.

Para o docente, o produto entregue é resultado direto do comprometimento das equipes envolvidas. “Nós temos na Secretaria de Economia pessoas da área contábil e da área econômica, que vão utilizar os dados de maneira diferente. Esse foi um desafio muito grande, porque precisávamos atender a esses dois públicos-alvo bem definidos e bem específicos. Estamos muito felizes com esse resultado”, pontuou.

Fotos: Mariana Machado

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão