No primeiro dia de ENCAT, debates da tarde destacam desafios da transição ao IBS

Reunião reforça alinhamento nacional para transição ao novo modelo tributário e reúne recorde de participantes em Goiânia

A programação vespertina desta quarta-feira (26/11) do 80º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), realizado em Goiânia, começou com a participação do presidente do Comitê Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Comsefaz), Flávio César de Oliveira. As discussões abordaram temas centrais da Reforma Tributária, como organização da transição, auditoria e fiscalização, integração tecnológica, operações e segurança de dados.

Com o tema “novo ciclo da tributação”, esta edição apresenta as principais entregas do grupo, como simplificação e transparência, e os desafios que acompanham a implantação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Flávio César destacou que o ENCAT ganha relevância adicional neste período de preparação para o IBS, quando decisões técnicas precisam ser alinhadas nacionalmente. “Este é um grupo essencial para tratar de questões tributárias que impactam todos os estados, especialmente agora, às vésperas da transição para um novo modelo tributário. Aqui estão os construtores do novo sistema tributário brasileiro”, afirmou.

O secretário da Economia de Goiás, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, ressaltou que esta edição marca uma etapa importante de coordenação entre os fiscos estaduais, reforçando a cooperação técnica necessária ao processo de transição. Já o coordenador-geral do ENCAT, Luiz Dias, enfatizou o engajamento das administrações tributárias, citando o público recorde desta edição e as entregas recentes do grupo, como os avanços nos documentos fiscais eletrônicos e nas soluções de apoio à gestão. “Vivemos um dos maiores desafios da nossa história, e o ENCAT está a serviço de estados e municípios, com uma equipe qualificada e um ambiente de integração voltado à melhoria do País”, afirmou.

Palestras
A agenda técnica do período detalhou a gestão da transição, a padronização de normas, a integração de sistemas e a proteção de dados. Entre os temas apresentados estiveram a fiscalização do IBS, o novo sistema de auditorias via plataforma Web (Sofia), o tratamento dos devedores contumazes e o aproveitamento de saldos credores entre sistemas.

O último painel apresentou o case do Distrito Federal, com demonstração do Sistema de Fiscalização de Trânsito do DF.

ENCAT
O encontro tem como objetivos a disseminação e o aprimoramento de normas e práticas de gestão tributária, o intercâmbio de experiências entre os fiscos e a busca de soluções conjuntas para a modernização da tributação no país.

Organizado pela Secretaria da Economia do Estado de Goiás, o evento reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação de todo o país, além de especialistas e auditores fiscais.

O 80º ENCAT se encerra nesta quinta-feira (27/11). A programação completa está disponível no site do evento: https://goias.gov.br/economia/encat/.

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão