Integração do Colaborador: Projeto faz panorama das atuações da SGI na Economia
O Projeto Integração do Colaborador, coordenado pela Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), da Superintendência de Gestão Integrada (SGI), foi implementado com a meta de garantir uma maior transparência sobre o funcionamento de toda a estrutura da Secretaria da Economia. Sendo assim, pretende apresentar detalhadamente, por meio do depoimento de servidores, qual a atuação, a organização e a importância de cada unidade para o desenvolvimento das ações e atividades da Pasta. A primeira a ser apresentada é a SGI.
Tendo à frente o titular Thalles Paulino de Ávila, a Superintendência de Gestão Integrada (SGI), funciona como área meio, ou seja, coordena atividades de apoio necessárias por contribuir com o bom andamento dos processos e rotinas administrativas da Economia. Em sua estrutura, há seis gerências: de Planejamento Institucional; de Execução Orçamentária e Financeira; de Compras Governamentais; de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; de Apoio Administrativo e Logístico; de Modernização Institucional e uma Assessoria Contábil. Além do assessoramento às unidades do Complexo, dá suporte para 206 Agenfas e 12 Delegacias Regionais.
Há dois anos a técnica em Gestão Pública, Simone Alves dos Santos Jorge, trabalha à frente da Assessoria da SGI. Ela conta como funciona este suporte às demais unidades da Secretaria. “Temos, por exemplo, a Gerência de Apoio Administrativo e Logístico que atua como mediadora na disponibilização de qualquer tipo de material, reformas, equipamentos que qualquer área necessite. Diante da solicitação, é feita a verificação se existe o material, caso não haja estoque, é iniciado um processo de licitação para compra. Temos ainda a Gerência de Compras Governamentais que é responsável pelos contratos, convênios e licitações; a Gerência de Planejamento Institucional que faz o planejamento de toda a Secretaria e a Gerência de Execução Orçamentária e Financeira que cuida dos pagamentos. Tudo passa por aqui. Prestamos assessoramento ao Tesouro, à Receita e ao Planejamento e Orçamento”, explica.
Simone Jorge lembra, ainda, do papel fundamental da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, que cuida da vida funcional dos servidores e desenvolve projetos e ações que buscam a melhoria do ambiente de trabalho e, também, da Gerência de Modernização Institucional que trabalha na coordenação para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos e projetos da Economia com foco na inovação e simplificação da gestão institucional e da Assessoria Contábil que também compõe a SGI.
Mais sobre a SGI
A SGI é responsável então, por coordenar a elaboração, o desenvolvimento, a funcionalidade de uma enorme gama de projetos e atividades de toda a estrutura da Secretaria da Economia. Para se ter uma ideia, a unidade elabora e entrega em média mais de 20 projetos de inovação por ano e responde por áreas que vão desde a frota até questões rotineiras como papel e impressão, material de limpeza e manutenção. Além disso, garante a melhoria de mais de duzentos prédios públicos.
A superintendência faz o planejamento, elabora o projeto, faz o orçamento, o processo licitatório, coordena a parte financeira e faz a prestação de contas para o TCE – Tribunal de Contas do Estado. Sua atuação inicia com o planejamento e só finaliza com a entrega do projeto.
Dessa forma o projeto passa pelas seis gerências e pela assessoria contábil até a entrega final do produto. “O trabalho da SGI é importantíssimo. Sem o apoio prestado pela Superintendência não teria como as unidades trabalharem. A gente dá esse suporte para que as ações, processos e projetos sejam desenvolvidos. É por meio da Gerência de Apoio Administrativo e Logístico, por exemplo, que disponibilizamos os materiais como computadores, mesas, cadeiras, materiais de apoio, de limpeza e possibilitamos a realização de reformas”, avaliou Simone Jorge.
Simone Alves dos Santos Jorge afirma ainda que a Assessoria da SGI assumiu, desde 1º de julho, a coordenação do Escritório do Compliance na Economia. “É um novo desafio e estou aprendendo muito com este trabalho. Quando a gestão de riscos começou na Secretaria, em 2019, eu atuava na folha de pagamento. Agora tenho mais uma vez a oportunidade de desenvolver esta função e ajudar as unidades no que diz respeito ao Compliance”, disse.
Sobre o que acha de estar desempenhando seu trabalho dentro da SGI, Simone diz que “é um trabalho de muita responsabilidade, mas é maravilhoso. Gosto muito da área administrativa. Gosto de produzir e aqui tenho a oportunidade e liberdade para exercer meu papel”.
Comunicação Setorial – Economia