Economia reúne Rede de Planejamento para discutir estratégia e comunicação assertiva

Segunda edição de 2025 do Integra Planejamento fortalece cultura do planejamento governamental orientado a resultados
A Secretaria da Economia promoveu, nesta sexta-feira (29/8), a segunda edição de 2025 do Integra Planejamento, que reuniu servidores e empregados públicos da Rede de Planejamento do Estado de Goiás no HUB Goiás. O evento foi coordenado pela Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.
Com foco no fortalecimento da cultura de planejamento governamental orientado a resultados, a edição trouxe dois eixos centrais de discussão: a unificação de estratégias de gestão e a comunicação assertiva como ferramenta para o sucesso organizacional.
A subsecretária Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Danielle Gomes de Oliveira, reforça que os cuidados com a linguagem verbal e não verbal garantem a clareza da mensagem. “Trazemos consciência para aprimorar a assertividade, fortalecer a defesa de ideias e aumentar a capacidade de influência positiva utilizando a linguagem de forma consciente, estratégica e alinhada aos desafios da gestão pública e do planejamento”, informou Danielle.
Para a superintendente de Monitoramento e Avaliação da Economia, Daiany de Oliveira Santos, estratégia, comunicação e inovação transformam o planejamento em ação com propósito e resultados alinhados com as diretrizes do Governo de Goiás. “A estratégia dá direção e sentido, a comunicação assertiva mobiliza pessoas, promove clareza e engajamento, bem como a inovação impulsiona soluções criativas e adaptáveis à realidade do serviço público”, resumiu.
Programação
Durante o evento, o especialista Marsal Melo falou sobre comunicação efetiva para resultados. Também foi realizada uma mesa redonda sobre comunicação assertiva e inspiradora, mediada pelo especialista em Design Thinking Francisco Pereira e com a participação dos convidados Marcos Valverde, Marsal Melo e Danielle Gomes.
Já o painelista Marcos Vinícius Branquinho detalhou a metodologia de Rotas Unificadas de Metas e Objetivos Estratégicos (RUMO), um conjunto de diretrizes, ferramentas e princípios de gestão estratégica para o setor público oferecido pelo Governo de Goiás. A proposta é integrar instrumentos de planejamento de curto, médio e longo prazo.
Sobre o Integra
O projeto Integra Planejamento tem como objetivo geral promover a integração da Rede de Planejamento do Estado de Goiás a partir de uma jornada de troca de experiências, inspiração e discussão de temas relevantes para a área.
Fotos: Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás

















