Economia realiza 2º Encontro de Integração do Novo Colaborador
O 2º Encontro de Integração do Novo Colaborador, realizado na quarta-feira (18//8), de forma virtual por meio da plataforma de videoconferência Zoom, concluiu a etapa de treinamento de servidores da Secretaria da Economia. O evento que teve a participação da gerente em substituição da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), Kamilla Ferreira Lemos e da Supervisora de Desenvolvimento de Projetos da GGDP, Leidiane Capone teve como foco apresentar de forma transparente ao colaborador todo o funcionamento e estrutura da Pasta de forma a facilitar o acesso à informação, o desempenho das funções e o desenvolvimento de ações em todas as unidades que compõem a Economia.
A ação faz parte do projeto Integração do Colaborador, coordenado pela Superintendência de Gestão Integrada (SGI), por meio da GGDP. “Estamos muito satisfeitos com a conclusão desta etapa que visava o treinamento de novos colaboradores. Tivemos o envolvimento de todas as áreas para elaboração e desenvolvimento deste projeto inovador”, pontuou o superintendente de Gestão Integrada, Thalles Paulino de Ávila.
Para o treinamento foram criados vídeos institucionais buscando uma comunicação mais acessível, didática e dinâmica para informar sobre o funcionamento e as competências de cada unidade da Secretaria, missão, metas, produtos e resultados alcançados na prestação do serviço ao cidadão. Estes vídeos estão disponíveis no ‘Espaço do Colaborador`, no site da Economia.
“As ações vão continuar. Novos treinamentos serão realizados sempre que necessário, além disso, o projeto já iniciou a elaboração de matérias especiais, que serão divulgadas no nosso site e intranet, com o depoimento de servidores sobre a organização e competências de cada unidade da Pasta”, finalizou Thalles Paulino de Ávila.
Projeto Integração do Colaborador
O projeto surgiu com o intuito de integrar todas as áreas que compõem a Secretaria da Economia por meio de uma comunicação clara, acessível e transparente. Para isso, foram desenvolvidas diversas ações que buscaram disponibilizar informações que facilitassem o trabalho e o entendimento dos direitos e obrigações de cada servidor.
Entre as realizações do projeto está a criação do portal “Espaço do Colaborador”, acessível no espacocolaborador.economia.go.gov.br, que disponibiliza ao servidor informações sobre a Secretaria, história, identidade estratégica, os principais serviços e assuntos relativos à sua vida funcional.
O Projeto Integração do Colaborador também promoveu o treinamento para titulares das unidades básicas e complementares da Economia destinado aos chefes imediatos – gerentes, superintendentes, diretores, assessores e cargos correspondentes – além, ainda, da participação dos monitores de frequência. Ao todo, 162 servidores participaram dos dois dias do curso sobre a Instrução Normativa nº1.494/2021, que trata das atribuições e responsabilidades dos titulares quanto à gestão de pessoas de suas unidades administrativas. Entre outras questões, a norma aborda as formas de acolhimento de novos colaboradores, os procedimentos administrativos necessários que acompanhar a vida funcional, observâncias das normas vigentes para evitar infrações disciplinares etc.
Comunicação Setorial – Economia