Economia promove capacitação sobre encerramento do exercício
A Secretaria da Economia, por meio da Superintendência Central de Contabilidade, realizou a capacitação dos gerentes de contabilidade e contadores da Administração Pública Estadual sobre os procedimentos contábeis de encerramento do exercício de 2024. O encontro foi promovido entre os dias 11 e 19 de novembro na Escola de Governo e teve como instrutores Cleyton José Ferreira Nunes, Edileni Francisco dos Santos e Vanessa Rafaella Lobo Mendonça.
Foram abordados os procedimentos de encerramento do exercício, conforme Manual de Encerramento publicado em setembro, através da PORTARIA Nº 332/2024, que apresenta aos contadores da Rede de Contabilidade Estadual, os procedimentos de Fechamento Bancário Mensal; Superávit Financeiro; DCASP’s e Relatórios Contábeis (TCE, CUTE e outros); Ativos e Passivos Contingentes; Provisões por Competência; Dívida Ativa e Dívida Fundada; Notas Explicativas às DCASP’s; Inventário; dentre outros tópicos essenciais para o encerramento do exercício de 2024 e a abertura do de 2025.
“Neste ano promovemos uma capacitação prática para os contadores de todos os órgãos, entidades, Poderes e Órgãos Autônomos do Estado de Goiás, detalhando os procedimentos do Manual de Encerramento do Exercício de 2024 e proporcionando a qualificação continuada dos contadores do Serviço de Contabilidade do Estado de Goiás”, afirmou Ricardo Rezende, Superintendente Central de Contabilidade.
No encerramento do curso, Ricardo parabenizou os participantes e ressaltou a importância dessa capacitação para o aprimoramento dos procedimentos de encerramento do exercício e elaboração das prestações de contas. Esse alinhamento contribui para que Goiás continue se destacando na qualidade da informação contábil e fiscal. O Estado atingiu nota A e alcançou o 1º lugar nas edições de 2024 e 2023 do prêmio nacional.
“A capacitação ofertada durante esses seis dias, aliada às orientações do manual, contribuirão para uma execução contábil ainda melhor, com informações contábeis e fiscais mais qualificadas”, afirmou o instrutor da Escola de Governo e gerente de Acompanhamento da Execução Contábil da Secretaria da Economia, Cleyton Nunes.
Para a instrutora e supervisora, Edileni Menezes, “o projeto de inovar os procedimentos contábeis para o encerramento do exercício de 2024 e a abertura de 2025 foi uma conquista importante da Secretaria de Estado da Economia e da Superintendência Central de Contabilidade. Ela destacou o importante apoio da Escola de Governo que ofereceu toda a estrutura.
Já a instrutora Vanessa Mendonça ressaltou o formato presencial do curso, importante para a integração das equipes. “A iniciativa também incentivou a troca de experiências, reforçando o protagonismo dos participantes no processo de Prestação de Contas do Governador e dos Gestores. ”
Secretaria da Economia – Governo de Goiás