Secretaria participa do Congresso Brasileiro de Gestão Governamental em Goiânia

Evento destaca inovação, tecnologia e impactos econômicos das sobretaxas nos estados

O secretário de Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, participou, nesta sexta-feira (14/11), do IV Congresso Brasileiro de Gestão Governamental, que reuniu gestores governamentais, especialistas e profissionais de todo o país para discutir soluções inovadoras e aprimorar práticas no setor público. O evento, realizado no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia, foi coordenado pelo Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás (SindGestor).

Com o tema “Inovação na Gestão Pública: Integrando Tecnologia, Governança Colaborativa e Sustentabilidade”, o encontro contou com palestras, painéis temáticos e áreas de exposição que abordaram as novidades em inovação, tecnologia e governo digital, com foco na formulação, implantação e avaliação de políticas públicas.

O secretário Francisco Sérvulo foi o mediador do painel “Tarifaço e Desenvolvimento Econômico: Impactos Globais e Locais”, que teve a participação dos os economistas Flávio Ataliba, pesquisador associado e coordenador do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste e João Mário Santos de França, pesquisador do FGV IBRE e coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC).

Ao apresentar o tema, Sérvulo Nogueira avaliou que “no Brasil,hoje, é fundamental haver um acompanhamento sistemático e regional, por estado, para identificar quais cadeias produtivas serão afetadas e quais produtos estão perdendo competitividade no mercado norte-americano em razão da sobretaxa.”

Os economistas Flávio Ataliba e João Mário, apresentaram os contornos gerais e o contexto das relações econômicas internacionais, além das estatísticas de comércio exterior que evidenciaram os efeitos regionais da imposição das sobretaxas. Durante a exposição, defenderam a necessidade de considerar a diversidade econômica e social do Brasil na análise dos impactos.

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão