Economia participa da 63ª reunião da COGEF em Belém

Secretaria da Economia presente no encontro em Belém para discutir inovações tecnológicas na gestão fiscal
O superintendente de Tecnologia Informação (STI), Bruno Póvoa Leal, da Secretaria da Economia, participa da 63ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), em Belém (PA), até sexta-feira (28/3). A programação teve início com palestra sobre a Reforma Tributária e Consumo, ministrada por René de Oliveira e Souza Júnior, secretário da Fazenda do Pará. O evento está sendo realizado no Hotel Sagres – São Brás, em Belém (PA).
Na capital paraense, Bruno fará duas apresentações sobre os temas: Desenvolvimento Multinível com Oracle Apex e Solução de IA em Processos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Herança e Doações (ITCD).
“A troca de conhecimentos e experiências em Tecnologia da Informação durante a 63ª Reunião da COGEF é importante para fortalecer a gestão fazendária em todo o país. O compartilhamento de soluções entre os estados permite aprimorar a eficiência dos sistemas, promover maior segurança, inovação e transparência nos processos. A cooperação nesse setor é estratégica, pois possibilita a modernização contínua das ferramentas tecnológicas, alinhando as administrações fazendárias às demandas atuais e futuras da sociedade”, sublinhou Bruno Leal, superintendente de TI da Secretaria da Economia de Goiás.
A Comissão de Gestão Fazendária foi criada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para coordenar e otimizar os aspectos técnicos dos programas de modernização da gestão fiscal dos estados e do Distrito Federal (DF).
O encontro da COGEF abordará questões como, o uso de novas tecnologias na fiscalização tributária, sustentabilidade em aquisições, Reforma Tributária, gestão de riscos e sobre o funcionamento do Pré-Comitê Gestor o Imposto sobre Bens e Serviços, (IBS) instituído pela Reforma Tributária, entre outras questões relevantes no momento.
Novas tecnologias
A programação do encontro dos técnicos da área de Tecnologia da Informação (TI) discutiu temas como a situação atual do modelo de TI na Reforma Tributária; casos de uso de Inteligência Artificial (IA) na fiscalização estadual e em processos de IPVA e ITCD; entre outros temas. Também haverá palestra sobre Sustentabilidade em Contratações de TI, com André Martinez, especialista Sênior da Divisão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentre outros temas.
Também participaram do encontro, em Belém (PA), os auditores fiscais Aubirlan Vitoi, (julgador na primeira instância do CAT) e Bruno Giancarlo Antoniazzi (Superintendência de Fiscalização Regionalizada) e o servidor João Pedro (Superintendência de Controle e Arrecadação da Economia).
Secretaria da Economia – Governo de Goiás