Economia dá início à primeira turma do MBA em Administração Tributária

Curso pioneiro reúne 80 auditores fiscais e aborda temas estratégicos como reforma tributária e uso de inteligência artificial na fiscalização

As aulas da primeira turma do MBA em Gestão da Administração Tributária Estadual, destinado a auditores fiscais da Secretaria da Economia, tiveram início em agosto. A especialização, idealizada pela Receita Estadual, terá duração de 12 meses, carga horária de 360 horas e está sendo ministrada pela Faculdade Brasileira de Tributação (FBT, do Instituto Nacional de Estudos Jurídicos. A aula magna de boas-vindas foi ministrada pelo professor emérito Yves Gandra Martins, um dos maiores juristas do país.

Módulos

O primeiro módulo sobre “Auditoria” já foi concluído. O segundo, em andamento, aborda “Transação tributária e medidas de cobrança extrajudicial do crédito”.

Conteúdo

O curso, inédito no país, teve o conteúdo definido a partir de uma pesquisa realizada com a pela Subsecretaria da Receita Estadual no ano passado, com a participação de 200 auditores fiscais que indicaram temas relacionados às suas atividades do dia a dia.

A grade curricular está dividida em 12 disciplinas que abrangem tanto temas técnicos quanto estratégicos, como reforma tributária, uso de tecnologias de auditoria e fiscalização, inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento de ferramentas de fiscalização, auditoria contábil, análise de movimentação financeira, lavagem de dinheiro e o crime tributário como crime antecedente.

No total, 76 auditores fiscais estão matriculados na capacitação, ofertada na modalidade EAD, com aulas ao vivo e/ou gravadas.

O MBA é coordenado pela Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e representa um investimento direto na capacitação e valorização dos auditores fiscais da Secretaria da Economia.

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão