Cerca de 200 mil donos de veículos quitaram IPVA autuado de 2024 e anos anteriores

Até julho deste ano foram recuperados mais de R$ 402 milhões referentes a 308 mil processos
Quase 200 mil proprietários de veículos regularizaram suas pendências com o IPVA de 2024 e de anos anteriores entre janeiro e julho deste ano. No total, foram recuperados mais de R$ 402 milhões, valor correspondente a 308 mil processos administrativos.
Mesmo sem programa especial de negociação em vigor, houve acréscimo na recuperação de créditos em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é fruto das ações de cobrança desenvolvidas pela Superintendência de Recuperação de Crédito da Secretaria da Economia de Goiás.
Entre as medidas que contribuíram para o aumento na recuperação de créditos está a campanha iniciada em fevereiro, com o envio de mensagens de cobrança por SMS. A ação utiliza tecnologia de inteligência artificial para otimizar os resultados das cobranças.
O coordenador de Cobrança da Gerência de Processos e Cobrança, Humberto Pinheiro, alerta os contribuintes para que fiquem atentos a possíveis tentativas de golpe. “Ao receber uma notificação em nome da Secretaria da Economia, o contribuinte deve sempre confirmar a existência da dívida pelos canais oficiais – site ou atendimento presencial”, pontua.
Os contribuintes inadimplentes podem parcelar os débitos de IPVA em até seis vezes diretamente no site da Secretaria da Economia. A negociação é válida apenas para valores referentes ao imposto, não incluindo licenciamento anual ou multas de trânsito.
Como parcelar e consultar IPVA de 2024 ou de anos anteriores
Para consultar e parcelar débitos do IPVA de exercícios anteriores, o cidadão deve acessar o site da Secretaria da Economia, clicar no quadro do IPVA na página inicial e, em seguida, escolher a opção de parcelamento.
Ressalta-se que o parcelamento do IPVA de 2025 deve ser feito pelo site do Detran-Go ou Portal Expresso, onde é possível emitir o boleto para pagamento.
Foto: Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás


