Bolsa Orquestra fortalece equipe da OSJG


26 de outubro de 2015

A Secretaria da Fazenda, por meio do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), financia desde 2005 o programa Bolsa-Orquestra para 100 músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), ao valor de R$ 800 por mês. O retorno desse investimento social não poderia ser melhor: a OSJG tem levado o nome de Goiás para grandes eventos da música clássica erudita. Na última semana, quinze músicos da Orquestra participaram da sétima edição do Festival Villa-Lobos, em Caracas, na Venezuela. É a segunda vez que a OSJG participa, sendo a primeira em 2003.

A equipe da OSJG integrou a delegação brasileira que contou com 65 músicos de várias partes do Brasil – Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Eles formaram a Orquestra Binacional Brasil-Venezuela durante o Festival, sob a regência do maestro venezuelano Joshua dos Santos. Segundo o  Maestro Eliseu Ferreira, Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, o Festival que ocorre periodicamente tem a finalidade de divulgar a obra do grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1889-1956) e promover o intercâmbio cultural entre músicos brasileiros e venezuelanos.

O projeto da Orquestra é um dos vários programas sociais financiados pelo Protege que inclui dentre outros: Pró-atleta, Renda Cidadã, Bolsa Universitária, Pró-Esporte, Bolsa Futuro, Passe Livre Estudantil, Transporte Cidadão e outros. “O foco do Protege é transformar a dificuldade em oportunidade”, afirmou o gerente do Fundo, João Paulo Dantas Marra.

A OSJG: Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás oferece a crianças, adolescentes e jovens o contato com o universo da música sinfônica. O trabalho abrange alunos iniciantes até o nível que possibilita seu ingresso em grupos profissionais. Composta por alunos do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França, é dividida em quatro grupos, totalizando 180 membros. A OSJG já realizou espetáculos em importantes salas do País como o Teatro Levino de Alcântara em Brasília (DF), o Teatro Coliseu em Santos (SP), o Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão (SP) e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Com o apoio da Endesa Cachoeira e do Governo de Goiás realizou, em outubro e novembro de 2011, uma turnê de oito concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada).

Comunicação Setorial – Sefaz
Fotos e informações da OSJG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo