“Balanço Cidadão” é tema de palestra em Seminário de Ciências Contábeis da UEG

Seminário discutiu como o Balanço Cidadão fortalece a cidadania e o controle social
A Gerente de Acompanhamento de Custos e Avaliação de Resultados (GEACAR) da Superintendência Central de Contabilidade da Secretaria da Economia, Valquíria Andrade de Souza, ministrou a palestra “Balanço Cidadão”, no Seminário de Ciências Contábeis 2025, realizado na última quarta-feira (24/9) na UEG de Anápolis.
O seminário teve como eixo central “Educação Fiscal como Ferramenta de Cidadania”, sob coordenação do professor Célio de Sousa Ramos Júnior, do Curso de Ciências Contábeis da UEG. As servidoras Andhella Almeida Costa Santos e Priscilla Moreira Dias, da Superintendência Central de Contabilidade, também participaram, por atuarem na produção do Balanço Cidadão.
Balanço Cidadão
O Balanço do Cidadão apresenta o panorama econômico do Estado de Goiás ao detalhar o orçamento estadual, incluindo a origem do dinheiro recebido e as áreas que mais receberam investimentos. O documento também lista as principais ações em cada setor, ressaltando como foi investido o dinheiro público.

Seminário
O Seminário de Ciências Contábeis 2025 da UEG, realizado de 23 a 25 de setembro em Anápolis, reuniu a comunidade acadêmica, representantes da sociedade civil e profissionais do setor para falar dos impactos da Reforma Tributária. Na abertura, o auditor fiscal José Humberto Miranda, coordenador do Grupo de Educação Fiscal (GEFE) da Secretaria da Economia ministrou a palestra “Tributos: Mitos e Verdades e Solidariedade Fiscal”, ao destacar a importância da arrecadação para serviços públicos, a justiça fiscal e a necessidade de conscientização social sobre os tributos.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás


