Arrecadação Estadual
O painel interativo abaixo permite visualizar as informações relativas à arrecadação estadual, anual e mensal, bem como a evolução e comparação da mesma. Para tanto, estão disponíveis filtros por período, município, tipo de receita e atividade econômica. No painel, são apresentados os valores nominais e corrigidos do ICMS, IPVA, ITCD, Outras Receitas, Outros Tributos e PROTEGE. É possível acessar informações relativas às transferências governamentais nos demonstrativos.
É importante observar que as informações constantes nos painéis (dashboards) de arrecadação, apresentam leves divergências em relação aos dados posteriormente contabilizados. Estas divergências ocorrem porque os dados apresentados antecedem eventuais ajustes contábeis realizados posteriormente, como estornos, valores ressarcidos/restituídos, incorreções de lançamentos bancários, entre outros.
Eventuais divergências com os dados contábeis não desqualificam a utilização dos painéis interativos disponibilizados pela Economia para fins de análise da arrecadação. Tais Painéis fornecem ao usuário quadros estatísticos e históricos, conectados com a entrada quase imediata de recursos ao erário, em conformidade com o objetivo de transparência da Secretaria da Economia do Estado de Goiás.
A Secretaria de Estado da Economia é responsável, primordialmente, pela arrecadação de tributos e taxas estaduais, e também pelo repasse de recursos destinados ao sustento da máquina pública, bem como as obrigações públicas estaduais estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 e Constituição Estadual, como os repasses ao Poder Legislativo e Poder Judiciário, além da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO). Os principais tributos arrecadados pela Secretaria da Economia são:
Com o dinheiro arrecadado com os tributos o Governo do Estado de Goiás mantém a estrutura física e operacional do Executivo Estadual de atendimento ao cidadão, faz os pagamentos dos servidores públicos e do serviço da dívida pública. É com esse recurso que são mantidos:
- hospitais
- escolas
- creches
- segurança pública
- programas sociais
- programas de incentivo à industrialização do Estado, ao agronegócio e ao empreendedorismo
- incentivo à cultura, ao esporte e ao lazer
- além da execução de obras de infraestrutura