Arrecadação de IPVA cresce cerca de 20%


A Secretaria da Fazenda registrou crescimento de aproximadamente 20% na arrecadação do IPVA nos primeiros seis meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano a receita foi de pouco mais de R$ 358 milhões contra R$ 299 milhões do ano passado.

O crescimento da receita é resultado do trabalho de fiscalização adotado pela Sefaz para reduzir a inadimplência. O pagamento passou a ser monitorado mensalmente e ao detectar o atraso a Sefaz envia correspondências aos devedores informando a dívida. Depois, a Secretaria notifica o contribuinte da autuação e concede prazo de cerca de 30 dias para que ele regularize espontaneamente a situação. 

Outra ação que contribuiu para o aumento da arrecadação foram as blitze realizadas em várias cidades do interior do Estado, com o uso de câmeras interligadas ao sistema de banco de dados do Detran e a parceria da Polícia Militar, Agetop e prefeituras.

A Sefaz continuará inscrevendo o nome do inadimplente do IPVA na Serasa, após a inscrição na dívida ativa. Pelos cálculos da pasta há mais de 130 mil devedores de IPVA no Estado.

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo