Ana Carla apresenta ajuste fiscal aos prefeitos


14.04.2015

Uma das palestrantes do “Seminário de Integração Governo/Municípios” realizado hoje (terça-feira), a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, destacou que a luta da pasta pelo crescimento de dois impostos- o ICMS e o IPVA- tem por objetivo aumentar a arrecadação dos 246 municípios goianos, além de proporcionar o reequilíbrio das contas estaduais. “A nossa ação na Sefaz resulta em parceria com os municípios, que é sempre bem-vinda”, afirmou.

Ana Carla falou sobre o ajuste fiscal e sua importância, as mudanças propostas na LDO, e disse que as alterações são necessárias no contexto nacional, pois a situação econômica do País pode se agravar. “As receitas caíram, o acesso às novas linhas de empréstimo não estão mais acessíveis, e o Estado precisa se ajustar à nova realidade”, frisou.

A secretária disse ainda que os repasses do governo federal para o Estado foram reduzidos neste ano e que, mesmo com os cortes de gastos na LDO, o Estadoterá R$ 10,4 bilhões para investimento, custeio e folha de pagamento.  O corte é decorrente de queda na arrecadação na faixa de 15%, correspondente a R$ 3 bilhões.

“Goiás vai sair da crise melhor do que somos hoje, pois o Estado tem potencial, vigor econômico e gestão”, completou Ana Carla. Ela disse ainda que, ao contrário da União, o Estado não tem problema de dívida, que está controlada. A secretária ressaltou que se o ajuste for bem-feito vai apresenta menor custo, deve se estender durante o primeiro semestre e, em seguida, gerar frutos para toda a sociedade. “Tenho absoluta confiança no que estamos fazendo”, finalizou, sob aplausos dos presentes.

O seminário foi realizado no Centro de Convenções Oscar Niemeyer e aberto pelo governador Marconi Perillo. Em seu discurso Marconi disse estar “sintonizado com as manifestações das ruas e com a crise econômica”. Na mesa principal estavam o presidente substituto da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Issy Quinan Júnior, e dez secretários estaduais. Antes de Ana Carla Abrão Costa, falaram o vice-governador José Eliton, Vilmar Rocha e Joaquim Mesquita.

Comunicação Setorial
Fotos: Denis Marlon


   

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo