Abertas inscrições para capacitação da Rede Sipofe

Formação de Governança e Gestão Pública em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas oferece 50 vagas; serão 260h entre aulas on-line e presenciais
A Secretaria da Economia abre nesta sexta-feira (16/5) as inscrições para a seleção simplificada que preencherá 50 vagas na formação de Governança e Gestão Pública em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas, promovido pela Economia, em parceria com o Instituto Internacional de Inovação em Políticas Públicas e Soluções (3IPES).
A formação, em formato inovador e planejada para ser um grande diferencial na capacitação dos colaboradores nas áreas de planejamento e áreas integradas, como orçamento e finanças, é destinada a servidores integrantes da Rede do Sistema Estruturador Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças Estadual (Rede Sipofe). As inscrições estarão disponíveis até 26 de maio no Espaço do Colaborador. Publicados nesta quinta-feira (15/5), o edital e o cronograma são acessados no mesmo espaço.
Das 50 vagas, 25 serão para servidores das áreas centrais da Secretaria da Economia, sendo 15 para candidatos da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação e 10 para servidores lotados nas demais áreas. As 25 vagas restantes são reservadas para servidores da Rede Sipofe que atuam nas unidades setoriais de planejamento em outras secretarias, órgãos ou entidades do Poder Executivo estadual. As inscrições e o curso são gratuitos.
Objetivo
A seleção será realizada por análise curricular e memorial descritivo, conforme edital próprio disponibilizado no link da formação. O resultado definitivo do processo seletivo será divulgado em 11 de junho.
A capacitação tem o objetivo de fortalecer a Rede Sipofe e aprimorar a gestão pública estadual, por meio do desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais voltadas à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas baseadas em evidências, com foco na eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais.
No dia 23 de maio, das 8h às 12h30, no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, em Goiânia, será realizado o seminário gratuito Governança e Gestão Pública em Planejamento, Orçamento, e Avaliação de Políticas Públicas. Com participação do Vice-Governador, Daniel Vilela, do secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, outros secretários de estado e palestrantes, o seminário trará temas como a relevância do planejamento governamental, governança estratégica e inovação.
O evento contará com a presença de grande parte dos instrutores da formação, incluindo renomadas personalidades nas áreas de discussão do curso, como o Professor Jacoby Fernandes, Carolina Laferté, Antonio Vogel, dentre outros. As inscrições já estão abertas no portal da Escola de Governo. As vagas são limitadas.
“Nessa formação buscamos abrir mais temáticas que dizem respeito à atuação na gestão pública. Oferecemos uma grade com um grande time de professores, e é uma oportunidade única de conversar e de estabelecer contato com outros conhecimentos e experiências”, afirmou o secretário Sérvulo Nogueira.
A formação
Com início programado para 16 de junho, a formação, em formato de curso de longa duração, tem finalização prevista em até 18 meses, contemplando 260 horas-aula, sendo 200h de modo on-line e 60h presenciais, divididas em quatro workshops de 15h cada, realizados preferencialmente de 3ª a 5ª feiras, em datas a serem oportunamente divulgadas.

Trata-se de um conteúdo bastante abrangente, que visa trazer conhecimentos e discussões atualizadas sobre o contexto do planejamento governamental, o alcance das políticas públicas e seus impactos, conforme as mais recentes abordagens em voga em todo o cenário nacional para as áreas. A formação traz um grande diferencial em capacitação e nivelamento, sendo uma oportunidade única para os alunos, junto a professores com expertise prática em vários aspectos dos assuntos tratados no curso.
Ao final do curso, deverá ser disponibilizada uma possibilidade de aproveitamento de créditos para obtenção de título de pós-graduação, mediante adesão voluntária a programa ofertado pela instituição, em caso de demanda suficiente.
Sobre a Rede Sipofe
Criada em 2023, a Rede Sipofe objetiva a melhoria de processos, comunicação e engajamento nas áreas de Planejamento, Orçamento e Finanças nas 57 pastas com áreas setoriais, coordenada e supervisionada por seus respectivos órgãos centrais, as Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Tesouro da Secretaria da Economia.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás


