Economia lança Manual de Encerramento do Exercício 2024 e orienta órgãos sobre prestação de contas
Publicação traz orientações detalhadas para garantir a conformidade contábil e a preparação eficiente da prestação de contas anual, consolidando avanços na gestão financeira do Estado
A Secretaria da Economia, por meio da Superintendência Central de Contabilidade, realizou uma reunião técnica para apresentar o Manual de Encerramento do Exercício de 2024. O objetivo foi detalhar os procedimentos orçamentários, financeiros, patrimoniais e contábeis necessários para o encerramento do exercício financeiro e orientar a elaboração da prestação de contas anual para que todos os órgãos possam se preparar. O evento, promovido em parceria com a Secretaria da Administração e a Escola de Governo, ocorreu nesta quinta-feira (19/9) no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, fez a abertura do evento destacando os avanços na qualidade das informações contábeis e fiscais do Estado.
“Hoje, não temos apenas uma percepção subjetiva, mas um reconhecimento oficial que atesta a excelência que alcançamos: o prêmio de melhor colocação no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Sabemos que esse reconhecimento é resultado do esforço conjunto de todos vocês, que atuam com muita dedicação na execução e aprimoramento dos processos, contribuindo significativamente para esse resultado”, pontuou.
Sérvulo Nogueira também mencionou os avanços dos últimos anos: “Quando iniciamos o governo em 2019, existiam diversas ressalvas e apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas (TCE) em relação às nossas contas. Nos últimos três anos, o Estado tem apresentado suas contas ao TCE sempre sem ressalvas, sendo aprovadas apenas com recomendações de aprimoramento. Esse é um avanço significativo e demonstra que estamos no caminho certo para alcançar as metas que o Tribunal nos aponta.”
Em seguida, o superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, reforçou o trabalho contínuo de aprimoramento dos processos. “Embora este seja o primeiro manual oficial de procedimentos, o aprimoramento dos processos contábeis já vem sendo trabalhado há anos. Este é mais um avanço importante”, afirmou.
Rezende também apresentou os principais resultados fiscais do Estado em 2023, incluindo os dados patrimoniais de Goiás e as principais conquistas na divulgação das informações contábeis e fiscais. Ele destacou, em especial, o Balanço Cidadão de Goiás e o Boletim Econômico, como exemplos de transparência e acessibilidade das informações financeiras do Estado.
As informações apresentadas no encontro foram destinadas aos contadores e responsáveis pelo planejamento, orçamento, finanças, patrimônio e contabilidade de todos os Poderes, órgãos autônomos da Administração Pública Estadual, além dos órgãos do Poder Executivo, entidades e empresas públicas.
Manual
Desenvolvido pela Superintendência Central de Contabilidade, o manual detalha os procedimentos necessários para o encerramento do exercício financeiro de 2024 e oferece orientações para a elaboração da prestação de contas anual do governador e dos gestores, além de estabelecer as diretrizes para a abertura do exercício de 2025.
Dia do Contador
A programação do evento incluiu uma homenagem ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro. Para marcar a data, a psicóloga Kerima Martins ministrou a palestra “Agilidade Emocional: Superando a Si Mesmo e Enfrentando Desafios Internos”.
O evento contou também com a participação presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Henrique Ricardo Batista, do Subsecretário de Logística e Patrimônio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Rogério Carneiro e do Subcontrolador de Auditoria Interna e Controle da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Luís Henrique Crispim.
Clique aqui para acessar o Manual de Encerramento do Exercício de 2024
Fotos: Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás