Secretaria da Economia recebe auditoria em gestão de riscos in loco da CGE/GO

Objetivo é avaliar o nível de maturidade na Gestão de Riscos da Secretaria, um dos principais eixos temáticos do Programa de Compliance Público

Como parte do Regulamento do Prêmio “Governança do Programa de Compliance Público” deste ano, a Secretaria da Economia recebeu a visita da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) no dia 11 de junho para uma avaliação presencial em Gestão de Riscos do órgão, que é um dos eixos temáticos do Programa de Compliance Público Estadual

A auditoria foi acompanhada pelo Escritório de Compliance, que apresentou as evidências necessárias para atender ao item “Questionário de Maturidade em Gestão de Riscos”, avaliando a internalização do tema na Secretaria.

A gestora de Finanças e Controle da CGE-GO, Suellen Dantas Tobias, afirmou que a avaliação in loco está sendo realizada em todos os órgãos dos grupos 02 e 03, conforme o Regulamento da Premiação de Governança. “O objetivo é realizar a 1ª Fase da Auditoria Baseada em Risco (ABR) na Secretaria da Economia, conforme o escopo definido na Matriz Integrada de Planejamento e Procedimento (MIPP), a qual trará os resultados a serem computados para o Prêmio Governança deste ano”, ressaltou.

“Foi muito válida essa interação com a CGE para a identificação de pontos fracos e, consequentemente, sugestões de melhorias na governança do processo de gestão de riscos”, destacou a coordenadora do Escritório de Compliance da Secretaria, Jacqueline Bueno.

As avaliações in loco, realizadas pela CGE, visam avaliar a internalização da cultura em Gestão de Riscos, que é um dos eixos temáticos do Programa de Compliance Público Estadual, vinculada ao Planejamento Estratégico e a resultados mais eficazes.

Na comitiva da CGE, estavam os Gestores de Finanças e Controle, Suellen Dantas Tobias e Renato Simão Bernardes. Eles foram recebidos pela superintendente de Gestão Integrada (SGI), Juliana Manzi, pela coordenadora do Escritório de Compliance, Jacqueline Bueno, e por Anna Carolina Souza e Lívia Lima de Assunção, integrantes do programa na Secretaria da Economia.

Gerenciamento de Riscos

O Gerenciamento de Riscos realizado de forma assertiva e eficiente contribui para a melhoria da confiança dos cidadãos nos órgãos públicos, subsidiando informações para a tomada de decisão e proporcionando melhor desempenho na realização dos objetivos estratégicos dos órgãos, com ações preventivas de mitigação de riscos.

Normatização

Pelo regulamento, o Prêmio “Governança do Programa de Compliance Público” destaca-se pela importância de promover a eficácia da administração da gestão pública por meio da abordagem de temas relevantes, tais como: Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Riscos,

Gestão de Projetos e Contratos, Capacitação, Comunicação Estratégica, além de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) nos órgãos da administração direta do governo estadual.

O objetivo geral é reconhecer e premiar boas práticas de governança e gestão de riscos que indiquem alinhamento dos controles estratégicos das instituições, visando entregas mais efetivas para a sociedade.

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

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